21:14hs
Domigo, 17 de Novembro de 2019

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1390
Correio do Papagaio - Edição 1393
Veículos
15/02/2011 11h57

Minas Gerais Estado lança plano de prevenção para evitar mortes

Minas Gerais: Estado lança plano de prevenção para evitar mortes

BELO HORIZONTE (15/02/11) - O Estado de Minas Gerais deu um passo importante, nessa segunda-feira (14), para o estabelecimento do Plano Mineiro de Prevenção e Atendimento a Acidentes de Trânsito Terrestres. Representantes de cerca de 30 instituições federais, estaduais e municipais se reuniram com o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, e com o secretário-adjunto Genilson Zeferino, para decidir a composição do Comitê Gestor de Trânsito (CGTRAN), que irá formular as políticas públicas voltadas para prevenção de acidentes. O objetivo do Plano é desenvolver ações para a redução do número de óbitos em estradas, a promoção de comportamentos e ambientes seguros e saudáveis, e o fomento da cultura de prevenção.

Para Lafayette Andrada, o Comitê Gestor de Trânsito, enquanto órgão consultivo e executivo das políticas de prevenção, desenvolverá um importante trabalho de planejamento e execução de ações que podem levar à diminuição das estatísticas de mortes decorrentes de acidentes. “A integração potencializa os esforços de todas as instituições. Queremos tratar a violência do trânsito como uma política pública e conseguir bons resultados, como os atingidos pelo Estado na redução da criminalidade violenta em Minas Gerais”, disse.

Desafios

Os primeiros desafios serão cruzar informações para o estabelecimento de um banco de dados sólido e convocar a participação da sociedade. O Plano Mineiro de Prevenção e Atendimento a Acidentes de Trânsito Terrestres foi instituído pelo decreto 45.466, assinado pelo governador Antonio Anastasia, em setembro de 2010. O documento irá conter diretrizes gerais que poderão ser adaptadas de acordo com as necessidades de cada município.
Para o secretário-adjunto Genilson Ribeiro Zeferino, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), enquanto gestora do Comitê, busca a sinergia das instituições participantes, uma vez que “um problema complexo exige soluções e ações ainda mais complexas”. Para se ter ideia, o Sistema Único de Saúde (SUS) contabilizou, em 2008, 3.848 mortes por acidentes no trânsito, número maior que o de homicídios registrados pelo Armazém de Dados do SM20 da Polícia Militar, que foi 3.679 no mesmo ano. A próxima reunião do Comitê Gestor de Trânsito está prevista para a semana que vem.

fonte: Agência Minas

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG