07:59hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Águas da Mantiqueira de Minas
25/06/2015 22h50

Águas da Mantiqueira de Minas: um território, uma marca, uma identidade

Desde 2013 lança um novo olhar sobre o Circuito das Águas e traz uma proposta de integração dos municípios para o desenvolvimento turístico.

 

Águas da Mantiqueira de Minas é uma iniciativa promovida pelo Sebrae Minas que envolveu na sua criação empresários de seis cidades do Circuito das Águas. Com o objetivo de ampliar a integração entre os municípios, de forma que elas se tornem complementares no turismo, o projeto envolve empresários e associações empresariais e turísticas das cidades: Baependi, Cambuquira, Carmo de Minas, Caxambu, Lambari e São Lourenço.

Para o vice-presidente do Águas da Mantiqueira de Minas, Alexandre Melo, este projeto é uma forma de utilizar o turismo como ferramenta para fomentar a rede de negócios regional e manter a riqueza dentro da região. “É muito importante citar a atuação dos conventions das cidades envolvidas, das associações
empresariais, enfim, do poder privado, pois são eles que estão fomentando o turismo na região”, sublinha Alexandre.

O projeto nasce então com a vontade de unir os esforços de todos os empresários dessas seis cidades, de forma a criar um circuito que vai além das águas
minerais. 

Um novo olhar, que aponta também para a esplendorosa natureza da Mantiqueira de Minas, para a cultura e a tradição tipicamente mineiras, que encantam os turistas.

Além disso, é uma nova forma de abordar o turismo na região, buscando essa real integração dos municípios, para que juntos possam ofertar diferentes
opções integradas para o turista experienciar esse Sul de Minas Gerais. 

“É impressionante como tem entidades criadas pelo mesmo propósito. O projeto vem para isso: integrar tudo isso, para termos um esforço menor e um resultado muito maior”, ressalta a gestora do Sebrae na microrregião de São Lourenço, Ticiana Lopes.

Hoje, o Águas Mantiqueira de Minas tem mais de 20 associados, entre hotéis, restaurantes, cafeterias. É um projeto que busca a participação de cada vez mais empresários, para que juntos trabalhem com o mesmo objetivo de atrair mais turistas e de proporcionar experiências inesquecíveis, desenvolvendo
cada vez mais esse turismo diferenciado na região.

O jornal Correio do Papagaio é um parceiro do Águas da Mantiqueira e trabalha lado a lado com os objetivos de integração e desenvolvimento regional.

Entendendo o novo turista e criando experiências

O trabalho de desenvolvimento desta marca começou com uma pesquisa para buscar uma identidade para a região e entender as novas tendências do turismo atual.

O estudo concluiu que o turista de hoje, desta sociedade pós-moderna, é um turista mais informado e principalmente mais exigente. Ele sai de uma realidade estressante nos grandes centros em busca de escapar através de experiências, ou seja, buscando formas mais complexas de recreação e lazer, que vão muito além do simples consumo de produtos e serviços. 

Por isso, foram identificadas cinco experiências através das quais o turista pode vivenciar a
região do Águas da Mantiqueira de Minas:

- Bem viver / tempo para si mesmo: a natureza e o bem-estar e a interação com as pessoas e suas raízes locais – atividades: ler um livro, jogar conversa fora, caminhar, meditar e relaxar. 

- Histórias e estórias: o passado presente na arquitetura das cidades da região, nas praças e parques – atividades: passeios pelas antigas fazendas de café, antigos hotéis, cassinos e balneários.

- Essência de Minas: o jeito de ser e viver na religião, a culinária mineira, as tradições, os cantos e as festas típicas.

- Pequenas aventuras e descobertas: as belezas naturais da região, as montanhas e as cachoeiras – atividades: cavalgadas, passeios de bicicleta ou
caminhadas.

- Águas Revigorantes: as águas da região apresentam características únicas, que ajudam a relaxar e revigorar, além de proporcionar saúde e bem-estar;
A proposta do Águas do Mantiqueira de Minas é portanto ser um território, uma marca, requalificando as opções turísticas por meio de ações conjuntas
que maximizam o desempenho coletivo e tornam a visita à região um momento inesquecível e prazeroso para o turista, de forma a que ele permaneça cada vez mais tempo e retorne sempre, com vontade de vivenciar mais e mais a região das Águas da Mantiqueira de Minas.

A Marca

Logotipo desenhado para mostrar a identidade da região, numa linguagem simples e objetiva, que valoriza as montanhas e as águas


A marca território é inspirada nos traços das montanhas da Serra da Mantiqueira e nas águas mineiras e terapêuticas da região.

‘Águas’ representa a histó- ria, tradição, moldada por um passado de glamour, o turismo das águas termais, das águas terapêuticas, das diferentes fontes e suas águas especiais. ‘Águas’ é parte da nossa razão de existir.

‘Mantiqueira’, do Tupi Guaraní, lugar onde nascem as águas. É o território onde estamos, todas as 6 cidades estão localizadas na Serra da Mantiqueira. A Mantiqueira é o elemento de ligação em todas as 6 cidades. A Mantiqueira é onde está o tema Natureza: Clima, Montanha, Café, Tranquilidade, etc.

 

Entrevista exclusiva

“O nosso foco a partir de agora é mercado”

Mônica Alencar é analista do Sebrae Minas e responsável técnica do projeto Águas da Mantiqueira de Minas


Correio do Papagaio – Nesse processo que vem desde a criação do Águas da Mantiqueira, você acredita que esse evento é um marco, um definidor de um ponto de virada?

Mônica Alencar - Pode ser considerado um divisor de águas para a gente iniciar uma nova fase do projeto agora que a gente quer trabalhar muito com essas questões ligadas à experiência para o território.

Não é uma tendência que a gente vai seguir, mas é fazer de fato acontecer essa economia da experiência na região, para que o turista que aqui venha leve boas lembranças, que possa experienciar todas as atividades que a gente vai ofertar, que ele se sinta pertencente ao ambiente que ele vai freqüentar, que ele possa conviver com a população local, que ele conheça as histórias, que ele possa saborear tudo o que existe de bom aqui da gastronomia mineira e que ele de fato seja um multiplicador dessa oferta, para que a gente atraia cada vez mais visitantes para o território.

O nosso foco a partir de agora é mercado: comunicação e mercado; promoção da região, divulga- ção da região e comercialização dos seus produtos.

CP – O Águas da Mantiqueira de Minas pode ser chamado de destino? Ele é um processo, ele está pronto, ele é dinâmico...?

MA - O Águas Mantiqueira de Minas reúne tudo isso. A criação da Rede de Negócios proporciona um reforço nas governanças locais, porque é um ambiente onde se pode discutir toda a questão de parceria, promoção conjunta, fortalecimento de liderança.

Mas o Águas da Mantiqueira de Minas também é um instrumento, uma ferramenta de promoção da região e pode ser uma legitima representante dos interesses daqueles negócios que aderiram e venham aderir ao projeto.

Então na verdade o Águas é um conjunto de esforços para que a gente possa fazer todo esse desenvolvimento que estamos propondo.

Sensível a essas questões e para que haja de fato um desenvolvimento completo, ele não pode ser só da iniciativa privada, o poder publico deve estar sensibilizado que o papel dele é garantir a infraestrutura, o acesso e a informação do destino.


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG