08:33hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Andrelândia - Notícias
26/01/2017 21h07

Animais abandonados poderão ser castrados em Andrelândia

A ONG existe há 60 anos, mas voltou a promover ações no ano passado

Os animais de rua de Andrelândia poderão ser beneficiados com castrações gratuitas ainda neste ano. O projeto, da ONG APAMIA, vai trazer à cidade o Castramóvel. A expectativa é que a ação alcance até 100 animais da população de baixa renda ou animais que foram retirados das ruas.

A APAMIA foi fundada em 1957, mas voltou a realizar trabalhos na área ambiental apenas em 2016. No ano passado, a primeira ação feita foi o controle populacional de animais domésticos. De acordo com a organização, foram desenvolvidos dois projetos: Castração de Animais de Rua e o Castramóvel.

A ONG informou que o primeiro objetivo tinha a meta de castrar um animal por semana. Desde outubro passado, 15 animais errantes foram beneficiados com a ação,  em especial as fêmeas. Todos eles estavam abandonados.

A diretora da APAMIA, Celina Rezende, ressalta que a ONG não pensa em quantidade, mas sim à transformação. “o objetivo do trabalho de uma ONG não se resume em números, ele visa transformar a realidade e as perspectivas da população na comunidade em que se insere.  Sabe-se que a maioria dos animais que vagam nas ruas já teve um lar.  Nosso objetivo, portanto, tem sido estimular a reflexão e construção de uma nova relação com os animais, para evitar novos abandonos”, esclarece.

Atualmente, a organização conta com 10 voluntários. Eles têm tarefas específicas, como identificação e captura; condução à cirurgia; cuidado pré-cirúrgico e pós-cirúrgico; administração de medicamentos, além da alimentação e higiene dos animais. A ONG orienta que para fazer parte deste projeto, a pessoa precisa ter sensibilidade ao tema e responsabilidade.

A APAMIA localiza os animais abandonados com a ajuda da população “eles são cadastrados mediante a foto, identificação, localização e nome de um protetor.  A partir daí, os animais são acompanhados e levados à castração”, explica a diretora da instituição.

A ONG sobrevive de recursos próprios e com a ajuda da comunidade, que pode fazer doações. Já o projeto Castramóvel será feito em parceria com a ONG AJUDA-JF, de Juiz de Fora. Este projeto é custeado pelo Governo Estadual e tem o apoio da Prefeitura de Andrelândia.  Para fazer qualquer tipo de doação, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail apamia.apamia@gmail.com, ou pela página do facebook APAMIA.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br