09:06hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Andrelândia - Notícias
04/05/2018 13h52

Chico Almeida lança seu primeiro CD

Mineiro de Andrelândia lança álbum homônimo no dia 3/5, no Teatro Bradesco; apresentação terá participações de nomes como Chico Lobo e Fernando Sodré

Natural de Andrelândia, no Sul de Minas, o músico conheceu os encantos da viola ainda criança.

“Venho de uma família de músicos. Meus pais e tios eram da Folia de Reis e bandas de baile, eu e meu irmão crescemos nesse ambiente. Comecei a tocar cavaco, aos sete anos, depois passei para o violão, guitarra, até chegar na viola, apesar de flertar com ela desde criança”, conta o artista, que na adolescência foi influenciado pelo rock’n’roll e teve suas primeiras bandas. “Depois dessa fase, entrei para a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde estudei violão para valer. Em 2008, estava de férias em Andrelândia e acabei comprando uma viola. Levei o instrumento para Ouro Preto e rapidamente virei ‘o violeiro’ entre os colegas e trabalhos”, brinca.
A partir daí, começou a estudar a linguagem da viola, aplicando o instrumento no choro e outros gêneros.

“A partir do projeto Chico Almeida trio, que virou a banda Tangram , criei algumas composições que nortearam meu trabalho solo. Aí vieram os primeiros prêmios como o BDMG jovem instrumentista (2012) , o prêmio música independente (2013) e o Festival de Viola em Piacatuba (2010 e 2011)”, destaca.

De 2014 para cá, começou a reunir composições que dariam forma ao disco. Com o projeto aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, contatou o produtor Marcelinho Guerra, do estúdio Locomotiva, e começou os preparativos.

“Foi um processo muito legal. O Marcelinho sugeriu que juntássemos um time grande e talentoso de 23 músicos, o que foi incrível. Então, os arranjos foram acontecendo em cima de bases que eu já havia criado antes, todas de minha autoria e uma feliz parceria com Fernando Sodré, que foi meu professor pelo BDMG e é um grande mestre e amigo”, conta.

Nas letras, Chico Almeida canta a mineiridade, temperando as canções com diversas referências, das folclóricas às mais sofisticadas. As músicas tratam de temas atuais, de forma aberta e consciente, e se entremeiam a figuras da nossa cultura, sublinhadas pela voz marcante e o timbre da viola lírica e virtuosa do artista.

O artista sublinha, ainda, a potência do show, cuja banda será formada, em grande parte, por músicos que o acompanharam na gravação.
“Meu pai, meu irmão e meus filhos também estarão presentes neste momento especial. Será uma grande celebração da potência da viola, da música mineira e da arte”, finaliza.

Serviço : Chico Almeida lança disco de estreia
Quando: Dia 3/5 (quinta-feira), às 21h
Onde: Teatro Bradesco (rua da Bahia, 2.244, Lourdes – Belo Horizonte)
Quanto:Entrada franca, com retirada de ingressos na bilheteria do teatro, duas horas antes da apresentação, e limite de até quatro ingressos por CPF.
Mais informações: https://bit.ly/2HLnWCX

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG