01:37hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Andrelândia - Notícias
27/04/2017 14h52

Paróquia Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação de Andrelândia

Procissão da Ressurreição

Centenas de fiéis participaram das celebrações da Semana Santa em Andrelândia. O período, um dos mais importantes para os católicos, foi celebrado em meio ao feriado prolongado de Tiradentes, oportunidade que reuniu também visitantes aos encontros.  

A programação teve início no domingo (9) com distribuição de ramos, bênção e procissão até à Igreja Matriz, onde houve Celebração Eucarística, no início da manhã.

Na quinta-feira santa (13) aconteceu na Matriz: a Missa das Crianças, com a cerimônia do lava-pés, confissões e, durante a noite, Missa Solene da Ceia do Senhor, Sermão do Mandato e, novamente, cerimônia do lava-pés.

Na sexta-feira santa (14) dia de jejum, abstinência, silêncio, reflexão e oração houve celebração da “penitência dos casais”, confissões, Solene ação litúrgica da paixão e morte de Jesus Cristo e, durante a noite, sermão do descimento da Cruz e, em seguida, procissão do enterro.

No sábado santo (15) ocorreu celebração comunitária da penitência para os jovens, no período da manhã, confissões durante a tarde e celebração da Vigília Pascal já no período da noite.

Finalizando as celebrações da Semana Santa, no domingo de Páscoa os fieis puderam participar de solene Procissão Eucarística da Ressurreição, no início da manhã, missas na Matriz, batizados e a Procissão do Triunfo de Nossa Senhora, às 18h.

Paróquia N. Sra. do Porto

O início da paróquia Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação coincide com a fundação da cidade de Andrelândia, em 1749, quando o fazendeiro André da Silveira, residente da localidade chamada Turvo Grande e Pequeno, enviou ao Bispo de Mariana um pedido de autorização para erigir uma capela. Com permissão, a capela, então pertencente à freguesia de Aiuruóca (MG), foi construída e declarada em perfeito estado para celebração de missas e demais atos litúrgicos, sob invocação de Nossa Senhora do Porto do Turvo, hoje, Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação.

Tanto no Brasil quanto na Europa, existem paróquias cuja titular é Nossa Senhora do Porto. Pelo que se sabe, no entanto, a única cidade a invocar a padroeira pelo título inédito de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação é Andrelândia. “A nossa padroeira chegou ao lugar em função da devoção de alguém e veio por vontade daqueles primeiros habitantes da cidade”, afirma o  Pe. Domingos Sávio da Silva, pároco da Paróquia há 15 anos.

Já desmembrada de Aiuruóca, a paróquia de Andrelândia pertenceu à Diocese de Juiz de Fora, instalada em 1924, até a criação da Diocese de São João del-Rei, em 1960. Foi quando a Paróquia passou a fazer parte da nova diocese, tornado-se sede da forania de Andrelândia.

Hoje, a Paróquia de N.S. do Porto da Eterna Salvação, além da igreja matriz, conta com outras três igrejas filiais, 12 comunidades urbanas e 17 comunidades rurais, visitadas pelo pároco a cada dois meses. As atividades paroquiais estão sob responsabilidade das10 pastorais e dos cinco movimentos.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG