08:49hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Arantina - Notícias
05/12/2013 10h40

Arantina comemora o Dia da Consciência Negra

O evento reuniu os alunos para apresentação de danças além das comidas típicas.

Para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado na quarta-feira (20), alunos e professores da Escola Municipal “Zara de Paula” em Arantina, promoveram um Café cultural em homenagem à Cultura Afro-brasileira. O evento reuniu os alunos para apresentação de danças além das comidas típicas.

Os professores trabalharam com os alunos a temática da cultura africana, com o objetivo de evitar o desenvolvimento do auto preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

No dia 20 de novembro o Brasil comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, um tributo à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Uma homenagem justa àquele que representou os negros na luta contra a escravidão. Zumbi morreu em combate defendendo a liberdade de seu povo.

É uma data muito importante de reflexão e conscientização no que diz respeito  ao povo africano e seus costumes no desenvolvimento da cultura nacional.

Para estimular que o tema fosse discutido nas escolas brasileiras foi publicada no dia 9 janeiro de 2003, a lei 10.639, que altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelecendo as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Parabéns aos professores e alunos da Escola Municipal “Zara de Paula”, em Arantina pela iniciativa desse lindo evento. 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG