Durante os dias 29 de novembro e 8 de dezembro aconteceu a 137ª Festa da Imaculada Conceição, em Baependi. Os dez dias de celebrações religiosas e festividades contaram com a participação de milhares de pessoas, reunindo devotos de várias regiões do país.
Dia 8, último dia das festividades e também o Dia da Imaculada Conceição, teve um encerramento especial. A cidade se enfeitou de azul e branco para receber a procissão que saiu da Paróquia de Santa Maria. Devotos e fiéis acompanharam a procissão orando e cantando. A entrada da relíquia de Nhá Chica e da imagem da Virgem Maria na Capela da Imaculada Conceição marcou o início da Santa Missa, que foi presidida pelo padre José Douglas Baroni, reitor do santuário, padre Wesley Alves Rodrigues, vigário paroquial, padre Johnson, Monsenhor Luis Duque, de Juiz de Fora e teve a participação do seminarista Edson.
A novena foi realizada de 29 de novembro a 7 de dezembro, na Igreja da Nossa Senhora da Conceição, com o tema “Maria: Ensina-nos a viver como escolhidos!”.
A cada dia da novena foi desenvolvido um ensinamento: como se consagrar ao serviço do Senhor, como ser obediente à palavra de Jesus, como amar e servir como Jesus, como viver a fé, como dizer sim à Deus, como testemunhar a fidelidade à Deus, como ter intimidade com Jesus, como ser discípulo-missionário de Deus e como ter confiança em Deus.
As missas foram celebradas pelos padres José Douglas Baroni e Wesley Clay Alves Rodrigues e por padres convidados de outras paróquias.
No domingo, dia 7 de dezembro, padre Douglas celebrou uma missa às 9:00h na Capela da Imaculada Conceição Nhá Chica. Milhares de romeiros e devotos estiveram presentes nas celebrações de domingo. Às 11:00h, a missa foi celebrada pelo padre Dehon, da paróquia de São Sebastião, em Cruzília, com a presença de cerca de 150 romeiros e motociclistas. Além de participarem da Santa Missa em Baependi, os fiéis levaram uma imagem da beata Nhá Chica de moto para Cruzília.
Ainda no domingo, aconteceu o Leilão de Gado e de prendas, realizado no espaço “Luis Inácio” (Chácara do Curtume), onde dezenas de fazendeiros da região doaram animais para serem leiloados. Toda a renda relativa ao movimento de barracas, leilão de prendas e leilão de gado foi revertida para a Associação Beneficente Nhá Chica (ABNCH), que cuida de mais de 150 crianças e adolescentes.
As celebrações da Imaculada Conceição marcaram também os 60 anos de presença das irmãs Franciscana do Senhor no Brasil, especialmente no município.
A festa da Imaculada Conceição foi instituída pela própria Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, que era devota da santa, e durante este período festivo milhares de fiéis repetem o exemplo de devoção deixado por ela. Em 1476, o papa Sisto IV definiu a festa da Imaculada Conceição como uma festa universal.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |