12:28hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Caxambu - Notícias
22/06/2017 10h22

ACA realiza primeiro workshop de música erudita em Caxambu

Associação Caxambuense de Artes pretende inserir cada vez mais a música no contexto cultural do município e da região

Alunos da ACA em apresentação na Praça 16 de Setembro, no centro de Caxambu

Pela primeira vez, a Associação Caxambuense de Artes (ACA) realiza o Workshop – Linha de Sopro. O evento é gratuito e acontece nesta sexta-feira (23) e sábado (24), na Câmara Municipal do município. A programação é um misto de interações que levarão aos participantes o conhecimento musical erudito.

A associação pretende divulgar e permear a música no contexto cultural da cidade, considerando o potencial turístico que o município oferece à região. A associação acredita que a maior riqueza que a instituição pode oferecer às pessoas é a cultura e, por isso, realizar o evento é uma maneira de transmitir esses valores.

No primeiro dia, haverá um workshop para instrumentistas de sopro e em seguida aula de performance musical, com a Orquestra da Escola Municipal de Música de Caxambu. Já no dia seguinte, os participantes poderão conferir a oficina de performance instrumental, onde serão ensinadas técnicas diretamente no instrumento.

O Professor e idealizador do evento, Flávio Ferreira, passará boa parte dos conhecimentos aos participantes, onde vai estar à frente de um bate papo sobre performance musical, formação superior em música e realidade atual do mercado de trabalho. O profissional possui extensa bagagem na linha de instrumento de sopro, sendo formado em Clarineta. Atualmente, Ferreira é responsável por ensinar Teoria e História da Música na Universidade Federal de Minas Gerais.

O encerramento se dará com apresentações de Flávio Ferreira e músicos participantes do workshop. Os dois dias de atividades, contudo, estão sendo organizados pela ACA em parceria com a Escola de Música de Caxambu.  “Esperamos contribuir de alguma forma na formação dos integrantes e participantes do evento, aprendendo e ensinando através da música”, afirma Gabriela Nishibayaski, integrante da Associação Caxambuense de Artes.

A Associação Caxambuense de Artes surgiu em 07 de outubro de 2015, criada pelos professores da Escola Municipal de Música de Caxambu. A ideia de criar uma organização surgiu para resgatar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. De acordo com a ACA, a iniciativa é uma maneira de tirar os jovens das ruas e inseri-los em movimentos culturais.  

Através da ACA, pretende-se criar um espaço de convivência entre crianças e adolescentes e oferecer uma estrutura adequada para divulgar o trabalho realizado, promovendo a participação de toda população caxambuense e regional.

“Em nossa região, o acesso a cultura é muito restrito, por falta de teatros, museus, escolas de arte e de pintura, e até mesmo apresentações culturais que são muito esporádicas. Os grandes centros culturais são muito distantes, dificultando ainda mais o acesso a essa interação da arte com a população regional. Sentimos que nossa região vem perdendo, com o passar do tempo, o interesse por esse tipo de atividade que se faz necessário, e o resgate é urgente”, finaliza Gabriela Nishibayaski.

Programação completa

Sexta-feira (23)
16h às 17h30 – Workshop para Instrumentistas de Sopro
18h às 20h – Aula de Performance Musical com Orquestra da Escola Municipal de Música de Caxambu

Sábado (24)
9h às 11h – Oficina de Performance Instrumental (levar instrumentos)
11h às 12h – Conversa sobre Performance Musical, Formação Superior em Música e Mercado de Trabalho
14h às 15h30 – Oficina de Performance Musical
16h – Apresentação de encerramento com Flávio Ferreira, Gustavo Baldi e músicos participantes das oficinas

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG