08:33hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Caxambu - Notícias
25/05/2017 08h55

Caxambu recebe Fórum sobre gestão do Parque das Águas

Cidade irá receber também Audiência Pública sobre administração do patrimônio

Ativistas de diversas cidades da região durante manifestação em Caxambu

No próximo dia 03 a cidade de Caxambu irá receber o Fórum de discussão “Gestão Sustentável do Parque das Águas - Desafios e alternativas jurídico-institucionais”, no auditório do Palace Hotel Caxambu, a partir das 09h, com previsão de término às 18h. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia para os interessados.

A cidade irá receber 03 convidados especiais para fornecer embasamento e conhecimento para que a população possa participar e compreender essa construção. O primeiro convidado é Bérgson Cardoso Guimarães, coordenador regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande. O segundo é o especialista em gestão de recursos hídricos e Meio Ambiente, Paulo Maciel Júnior e, para também contribuir com as reflexões o fórum recebe também José Roberto Pereira, que é professor de Administração Pública e gestão social na Universidade Federal de Lavras.

O contrato para cessão de Uso do Parque das Águas, firmado entre a CODEMIG (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais) e o município de Caxambu, será encerrado no dia 30 de junho. O Fórum então tem por objetivo a elaboração coletiva de uma proposta municipal de gestão.  

O Fórum é uma realização da Sociedade Amigos do Parque das Águas (AMPARA) e antecede duas importantes audiências públicas que irão traçar os rumos da gestão do Parque das Águas de Caxambu, patrimônio ambiental, histórico e cultural da região. A primeira Audiência Pública será realizada no dia 08 de junho na Câmara Municipal de Caxambu e a segunda Audiência ocorrerá no dia 13, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Em março deste ano, organizações ativistas de Caxambu e cidades vizinhas organizaram uma manifestação nas ruas da cidade reivindicando o cancelamento de um edital, apresentado pela CODEMIG, que previa a privatização e superexploração das águas minerais de Caxambu. “O Fórum vem então na intenção de que possamos ver os desafios e problemas do parque para pensar juntos em soluções e novos caminhos para este patrimônio, que é de todos nós”, destaca Liana Bahia, membro da AMPARA.

O evento conta com o apoio de outras organizações ativistas e também da câmara e prefeitura de Caxambu.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG