A cruziliense Iara Maciel Souza, Coordenadora de Cultura da Escola Superior de Cruzeiro (SP) – ESC, receberá neste mês de abril o Prêmio “Monteiro Lobato”, em reconhecimento pelos seus relevantes trabalhos culturais na região. Tal prêmio é oferecido a pessoas que têm, nas suas mais diversificadas atividades (literárias, artísticas, culturais, etc.), realizado suas missões com dedicação e amor, fazendo consequentemente uma sociedade melhor.
Iara foi convidada a trabalhar como Coordenadora de Cultura da ESC no ano passado, 2013, tendo implantado ali o projeto ESC Cultural, com o intuito de trazer uma cara mais nova à faculdade e inserir eventos culturais naquele ambiente acadêmico, coisa que até então não havia sido feita. O convite para ingressar em tal cargo deu-se principalmente devido ao seu trabalho anterior com a Barata Publicidade, uma produtora e agência cultural do Rio de Janeiro que trabalha com eventos culturais através da Lei Rouanet e outros tipos de leis com isenção fiscal. Na agência auxiliou na produção de O Santo e a Porca, O Auto da Compadecida e Chopin e Sand, entre outras peças de elevada importância no cenário cultural.
No 1º semestre de 2013 ajudou a realizar na ESC a Semana de Qualidade de Vida e Diversidade Cultural, na qual ocorreram diversas atividades, como palestras direcionadas para os cursos ali oferecidos, uma oficina sobre meio ambiente, o lançamento de um livro de poesias (Último, de Guilherme Pupo Falconni, com apresentação de Gabriela de Moraes, através de músicas autorais) e um sarau, com apresentações musicais e danças, além de um festival de curta-metragens. Já no 2º semestre daquele ano contribuiu para a realização da Jornada Científica da ESC, quando inseriu uma exposição fotográfica de um artista cruzeirense, Juliano Mendes, e ajudou no lançamento de mais um livro, Por Pessoas Melhores − o mapa de si mesmo, de Frederico Salmi.
Neste ano de 2014 realizou o Programa Cultural de Volta às Aulas, com mostra de cinema nacional, mostra de curtas, apresentações de dança, exposição de óleo sobre tela de um artista cruzeirense e exposição de fotopoesias.
Segundo a ativista cultural, um dos seus objetivos é incentivar pessoas que ainda não sabem que são artistas a mostrarem profissionalmente seus trabalhos.
O Prêmio “Monteiro Lobato” lhe será outorgado às 19:30 do dia 15 de abril na Casa da Amizade de Taubaté (SP), sede do Rotary Club da cidade.