05:52hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Dom Viçoso - Notícias
03/06/2016 15h51

Morre ex-prefeito José Olímpio da Rosa

José Olímpio da Rosa faleceu no dia 15 de maio, deixando a população entristecida com a perda

Jose Olímpio da Rosa nasceu no dia 15 de maio de 1935 no bairro da Lavra no Município de Dom Viçoso. É filho de Manoel Olímpio da Rosa e Francisca Maria de Jesus. Casou-se com Nazira de Paula Rosa no dia 14 de julho 1956 e dessa união tiveram 3 filhos: Pedro, Luiz Carlos e Maria Aparecida. Com 81 anos, José Olímpio da Rosa deixou ainda 9 netos e 1 bisneto.

Durante toda sua vida Jose Olímpio foi agropecuarista, uma vida sofrida, porém honesta e feliz, era da terra e da criação de gado para leite que retirava para o sustento da sua família.
Ingressou-se Politica em 1980 a convite do então presidente do PMDB José Antônio Ribeiro, mais conhecido por José Marcelino, para formar a chapa junto com o candidato a prefeito Ivo de Lima. Tendo sido eleito com uma vitória difícil em 1982, neste mesmo ano que ocorreu as Diretas Já, movimento que tirou o Brasil do Governo Militar e passou a ser Democracia.

Ivo de Lima e Jose Olímpio foram eleitos com 822 votos em uma frente de 98 votos. Em setembro de 1984 com o falecimento do então prefeito Ivo de Lima, Jose Olímpio assumiu a prefeitura Municipal. Durante seu mandato foram realizados diversos feitos: 21 pontes, sendo elas nos bairros: Cachoeira, Viçoso, Serrinha, Bocaina, Triunfo, Pinhal, Joazal, duas na estrada principal antes da construção do asfalto, iniciou a obra de terraplanagem do trevo até o bairro da Serrinha, ampliação do Posto de Saúde de Dom Viçoso, construção da quadra esportiva da Escola Estadual Conego Jose Divino, quando ainda se chamava Escola Estadual Rui Barbosa, colocação de alambrado do Estádio Municipal José Antônio Ribeiro, conserva da estrada dos Pintos Negreiros e Serra dos Marcolinos devido ao difícil acesso, ampliou as redes elétricas do município, assinou o convênio para implantação do sistema DDD para Dom Viçoso, adquiriu instrumentos musicais para a Corporação Musical Maestro Zacarias, realizou a reforma do Antigo prédio da Prefeitura, onde hoje funciona a APAE de Dom Viçoso, ampliou a escola da Bocaina onde hoje funciona o posto de saúde do bairro, distribuiu uniformes para os alunos das escolas do município, deu inicio ao 2º grau hoje conhecido por Ensino Médio em parceria com a Escola Estadual Mario Junqueira Ferraz, de São Lourenço, que depois passou a ser por meio da Escola Estadual Guedes Fernandes, fornecendo transporte da prefeitura em parceria com o prefeito de Maria da Fé, pois os alunos dos Pintos Negreiros também se deslocavam para Carmo de Minas, adquiriu uma patrol, um trator agrícola para auxiliar na agricultura, 1 FIAT 147, 1 Kombi, fez o calçamento da Rua Getúlio Vargas e parte da Rua Valdemar de Oliveira, devido a dificuldade de abastecimento realizou a troca do encanamento da caixa d’agua até a entrada da cidade substituindo os canos de duas polegadas por canos de quatro polegadas, realizou a ampliação da captação de água para distribuição, realizou parcerias através de aluguel de maquinário no município de Soledade para a manutenção das estradas, fez a contratação, através da prefeitura, do primeiro dentista para atender a população, trouxe ao município pela primeira vez a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida, recebeu por três vezes o Prêmio Prefeito Expressão Nacional pelo Jornal do Recife em 02 de Janeiro de 1987, 04 de Dezembro de 1987 e 02 de Dezembro de 1988, foi Conselheiro da AMAG em 1987, realizou a instalação da Agência do Correios, adquiriu terreno para o cemitério e realizou a construção do atual Prédio da Prefeitura Municipal de Dom Viçoso, obra que se deu inicio em 1984 e encerrou-se em 1988 com todos os seus departamentos mobiliados no mesmo ano de encerramento.

“Hoje pensando vejo quantas coisas realizei para a população de Dom Viçoso. Não tinha muito conhecimento e tudo era difícil... mas faria tantas vezes fosse preciso pelo bem estar dos nossos munícipes” , declaração de José Olímpio da Rosa durante solenidade de entrega de Título de Cidadão Honorário.

O ex-prefeito faleceu no dia 15 de maio, entristecendo toda população de Dom Viçoso.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br