27/03/2017 19h45
Bolsas fecham sem direção única em NY, com dúvidas quanto a políticas de Trump
As bolsas de Nova York não apresentaram direção única nesta segunda-feira, 27, com os investidores enfrentando dúvidas quanto à habilidade do governo do presidente Donald Trump em promover polÃticas a favor dos negócios.
O Ãndice Dow Jones fechou em baixa de 0,22%, aos 20.550,98 pontos; o S&P 500 recuou 0,10%, para 2.341,59 pontos. Já o Nasdaq avançou 0,20%, para 5.840,37 pontos. Com esse resultado, o Dow Jones registrou sua oitava queda consecutiva, anotando a maior sequência de baixas desde 2011.
Desde as eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro de 2016, algumas ações apresentaram ganhos expressivos, influenciadas pelo otimismo dos investidores quanto à s reformas prometidas por Trump durante a campanha. O bilionário falou em corte de impostos e em menos regulações. No entanto, na sexta-feira passada, o governo sofreu sua primeira derrota no Congresso, ao não conseguir aprovar o seu projeto de reforma na saúde, que revogaria e substituiria o Ato de Cuidado AcessÃvel, que ficou conhecido como Obamacare. A não aprovação fez com que os investidores começassem a duvidar da capacidade do governo em aprovar uma agenda pró-negócios.
"Há algum desapontamento sobre o fracasso do governo na reforma da saúde e o que isso pode significar para o resto de sua agenda", disse Russ Koesterich, gestor da BlackRock Global Allocation Fund. Ações de companhias ligadas ao setor de saúde fecharam em alta nesta segunda-feira: a HCA Holdings, maior operadora de hospitais públicos dos EUA, avançou 5,17%; enquanto a LifePoint Health, que opera hospitais rurais, ganhou 1,69%.
Já papéis de bancos recuaram nesta segunda-feira. Instituições financeiras estão entre as que mais ganharam desde as eleições presidenciais americanas, devido às promessas de Trump de cortar a principal regulação da área, a lei Dodd-Frank. Na sessão de hoje, o Goldman Sachs perdeu 1,28%; o Morgan Stanley recuou 2,07%; o Bank of America caiu 0,39%; e o JPMorgan baixou 0,06%. Fonte: Dow Jones Newswires
Fonte: Estadão Conteúdo