03/04/2018 14h30
Discurso de privatizar Eletrobras é 'para fora', diz Elena Landau
A economista e advogada Elena Landau, membro do conselho do Livres e ex-presidente do Conselho de Administração da Eletrobras, afirmou que o processo de privatização da estatal, atualmente em curso, esbarra em "fogo amigo". Ao discutir no Fóruns Estadão - Caminhos para Reconstrução do Brasil, a burocracia pela qual um projeto de desestatização passa até se tornar viável, a economista disse que, no caso especÃfico da Eletrobras, o discurso de privatização é "para fora". "Dentro não há vontade."
Segundo ela, após presidir o Conselho de Administração da Eletrobras, ela ficou mais radical com a privatização, porque é inadmissÃvel que "com um decreto, um governo acabe com uma empresa".
A economista ainda disse que essa experiência mostrou que a incompetência gerou mais prejuÃzos que a corrupção.
Durante o debate, a economista ainda lembrou que, dentro da agenda de privatização, é necessário pensar na diminuição do espaço dos bancos públicos.
Segundo ela, abrir os bancos públicos, estabelecendo quem serão os órgãos ou empresas responsáveis para dar continuidade à s ações exclusivas desses bancos hoje, pode ser a parte mais difÃcil. "Temos que sair dessa armadilha que sem BNDES não tem investimento."
Fonte: Estadão Conteúdo