21/02/2018 11h00
IBGE: em 2016, total de 6,9 milhões de lares dependia de sinal analógico de TV
Um levantamento sobre o acesso à televisão no PaÃs traduz as dificuldades enfrentadas pelo governo para migrar para a TV digital e abolir de vez o sinal analógico em todo o território brasileiro. Em 2016, 6,9 milhões de lares ainda eram dependentes exclusivamente do sinal analógico para acesso à televisão, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de DomicÃlios ContÃnua 2016: acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal (Pnad ContÃnua - TIC 2016) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE).
Do total de residências com televisores no PaÃs, 10,3% não tinham aparelho com conversor, nem recebiam sinal por antena parabólica, nem tinham serviço de televisão por assinatura.
"No PaÃs, há 1,9 milhão de domicÃlios sem televisão, então esses já não seriam alvo da polÃtica (de mudança do sinal analógico para o digital). O total de domicÃlios que não teriam alternativa ao desligamento do sinal analógico são esses 6,9 milhões", frisou Maria Lucia Vieira, gerente da Pnad no IBGE.
A maior parte dos domicÃlios que estavam despreparados em 2016 para o sinal digital está no Sudeste (2,6 milhões) e Nordeste (2,3 milhões). Nas demais regiões, foram registrados 936 mil lares no Sul dependentes exclusivamente do sinal analógico de televisão; 704 mil no Norte; e 430 mil no Sul.
O processo de desligamento do sinal analógico da TV aberta é coordenado pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), que conta com representantes da Anatel, Ministério das Comunicações, empresas de telecomunicações e radiodifusores.
O cronograma original teve que ser modificado algumas vezes, para adiar o desligamento do sinal analógico em áreas onde a distribuição de kits de conversores não atingiu a meta estipulada no prazo previsto.
Segundo o Ministério das Comunicações, 45 municÃpios das regiões de Ribeirão Preto e Franca, no interior de São Paulo, teriam o sinal analógico de TV totalmente desligado a partir da meia-noite desta quarta-feira, 21, abrangendo um total de 2,1 milhões de habitantes.
Pesquisas realizadas na véspera da data anteriormente prevista para o desligamento total, dia 31 de janeiro, mostraram que a região não tinha atingido à época o mÃnimo de 90% dos domicÃlios preparados para receber o sinal de TV digital, como previsto na Portaria nº 378/2016.
Na última segunda-feira, 19, o Gired decidiu adiar para 28 de agosto o desligamento nas regiões de Juazeiro do Norte e de Sobral, no Ceará, porque o grupo alvo de nove municÃpios tampouco atingiu o porcentual necessário para autorizar o desligamento. Foi o segundo adiamento nessas cidades.
Segundo nota divulgada pelo ministério esta semana, permanecem as ações de conscientização dos moradores para mudança do sinal e distribuição de conversores digitais. "Os aparelhos permitem que famÃlias beneficiárias de programas sociais do governo federal possam receber o sinal digital em televisores de tubo", informou o comunicado.
Segundo a Pnad ContÃnua - TIC 2016, a televisão estava presente em 67,4 milhões (97,2%) de domicÃlios no PaÃs, onde havia cerca de 102,6 milhões de aparelhos de TV: 63,4% de tela fina e 36,6% de tubo.
Fonte: Estadão Conteúdo