13/04/2018 12h00
IBGE: serviços prestados às famílias atingem ponto mais baixo da série histórica
Após meses de perdas consecutivas, o setor de Serviços prestados à s famÃlias atingiu em fevereiro o ponto mais baixo da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços, iniciada em janeiro de 2011 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE).
A atividade de serviços prestados à s famÃlias está 17,5% abaixo do pico registrado em outubro de 2013.
"O principal impacto da perda são restaurantes, 45% dos serviços prestados à s famÃlias como um todo são restaurantes", apontou Rodrigo Lobo, analista da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.
Nem a melhora recente no mercado de trabalho tem impulsionado o volume de serviços prestados pela atividade. "Os poucos ganhos auferidos pelas famÃlias não têm se revertido em ganhos nos serviços prestados à s famÃlias", confirmou Lobo. "Tem muita gente levando comida para o trabalho, gente que compra marmita", lembrou.
Segundo o pesquisador, a melhora do segmento depende da decisão de consumo das famÃlias. Num momento de instabilidade e incerteza, o aumento na renda pode ser revertido para a poupança ou pagamento de dÃvidas, por exemplo. "Não é automático o aumento da renda para o aumento de consumo. Por enquanto não tem se revertido. Depende da escolha das famÃlias", avaliou.
O segmento de serviços prestados à s famÃlias responde por apenas 9,5% do setor de serviços como um todo, por isso a recuperação do mercado de trabalho não é determinante para impulsionar avanços generalizados, frisa Lobo.
"O setor de serviços depende de um conjunto de fatores grande, de maneira que a receita acabe ganhando. Reduzir o custo e aumentar a receita será o pulo do gato para que serviços aumentem de forma duradoura", concluiu.
Fonte: Estadão Conteúdo