13/10/2022 11h00
Incorporadora chinesa CIFI perde pagamento de juros e ações caem mais de 10%
A incorporadora imobiliária CIFI Holdings, que já foi uma emissora regular de tÃtulos em dólar, perdeu um pagamento de juros de um tÃtulo conversÃvel esta semana. Isso se soma a dezenas de inadimplências de tÃtulos de desenvolvedores chineses do ano passado.
A empresa culpou um feriado de duração de uma semana na China, que disse ter atrasado o movimento de dinheiro do continente para Hong Kong. O agente fiduciário dos tÃtulos confirmou a ocorrência de inadimplência, pois não havia carência para o pagamento.
Os investidores foram pegos de surpresa no mês passado quando o CIFI divulgou que estava tendo problemas de liquidez. O desenvolvedor recentemente arrecadou dinheiro na China continental emitindo tÃtulos denominados em yuans segurados por uma entidade apoiada pelo governo chinês.
Alguns dos tÃtulos em dólar da CIFI estavam sendo negociados abaixo de 10 centavos de dólar nesta quinta-feira. Suas ações listadas em Hong Kong caÃram mais de 10%, alimentando uma queda mais ampla nas ações imobiliárias chinesas.
O pessimismo dos investidores em relação ao setor mais amplo elevou os rendimentos dos tÃtulos chineses de alto rendimento acima de 30% este ano, impossibilitando que muitas empresas emitam novos tÃtulos em dólar.
Fonte: Estadão Conteúdo