08/01/2018 10h20
Inflação ao consumidor do Chile acumula alta de 2,3% em 2017
O Ãndice de preços ao consumidor (IPC) do Chile subiu 0,1% em dezembro, na comparação mensal, e acumulou alta de 2,3% em 2017, informou o Instituto Nacional de EstatÃsticas (INE) do paÃs.
Das 12 divisões que compõem o Ãndice, cinco registraram avanço, seis caÃram e apenas uma permaneceu estável. As divisões com maiores altas foram Transporte (+1,4%) e Bens e Serviços Diversos (+0,9%). Já o destaque de queda foi o setor de Alimentos e Bebidas não-alcoólicas (-0,5%).
Segundo o economista Edward Glossop, da Capital Economics, ainda há "chance razoável" para um afrouxamento monetário nos próximos meses, mesmo com o aumento da inflação. "O núcleo da inflação provavelmente ficará em torno de 2% no primeiro semestre deste ano. Isso será possÃvel graças à recente apreciação do peso, que subiu 5% ante o dólar desde a vitória de Sebastián Piñera nas eleições", afirmou.
Em meio a esse cenário, a Capital Economics prevê que os juros da economia chilena cheguem a 2,00% na metade do ano. (Flavia Alemi - flavia.alemi@estadao.com)
Fonte: Estadão Conteúdo