22/08/2017 10h00
Investimentos verdes servem como novo canal para investidores, diz Ilan
O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, afirmou na manhã desta terça-feira, 22, que os "os investimentos verdes servem como um novo canal para investidores, alinhando-se potencialmente à s necessidades do PaÃs na melhoria de sua infraestrutura". Segundo ele, "uma revolução silenciosa está ocorrendo na medida em que, em face dos desafios do século XXI, agentes de mercado e reguladores alinham-se na promoção das chamadas finanças verdes ("green finance") e de sistemas financeiros robustos e sustentáveis".
O comentário foi feito durante discurso de lançamento da PolÃtica de Responsabilidade Socioambiental do BC. De acordo com Ilan, a incorporação de aspectos socioambientais à s corporações é uma preocupação crescente. Ele disse ainda que a instituição quer regular questão socioambiental dentro e fora do BC.
"Diferentemente de outros bancos centrais, que direcionam suas práticas socioambientais para as atividades internas à organização, como é o caso do Banco Central Europeu (BCE), ou, alternativamente, para a regulação e supervisão das ações socioambientais dos agentes do sistema financeiro, como acontece na China, o BC consolida, hoje no Brasil, ações nas duas vertentes por meio da instituição de sua PolÃtica Socioambiental", disse o presidente do BC. Segundo Ilan, o sistema financeiro no Brasil tem acolhido iniciativas de responsabilidade socioambiental.
O Banco Central lança nesta terça sua PolÃtica de Responsabilidade Socioambiental, com a participação de Ilan Goldfajn e dos diretores Edson Feltrim (Administração), Isaac Sidney (Relacionamento Institucional), Reinaldo Le Grazie (PolÃtica Monetária) e Sidnei Corrêa Marques (Organização do Sistema Financeiro).
O discurso completo de Goldfajn está disponÃvel em http://www.bcb.gov.br/conteudo/home-ptbr/TextosApresentacoes/Discurso_Presidente_Ilan_Goldfajn_RSA_22082017.PDF.
Fonte: Estadão Conteúdo