23/05/2018 18h11
Jucá anuncia projeto para fixar alíquota máxima do ICMS sobre combustíveis
O lÃder do governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR), anunciou nesta quarta-feira, 23, que apresentou projeto de Resolução que pretende fixar alÃquota máxima de ICMS incidente sobre os combustÃveis. Segundo ele, a proposta foi elaborada em conjunto com o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que é da oposição, e visa ajudar a baixar o preço da gasolina e diesel no PaÃs. Para que comece a tramitar, o projeto precisa de assinatura de 41 senadores.
De acordo com Jucá, a proposta prevê que Estados terão de fixar a alÃquota máxima do ICMS em 18% para gasolina e álcool e de 7% para o óleo diesel. "Essa será uma redução estrutural na composição do preço dos combustÃveis, fazendo com que haja uma redução real no preço", afirmou, em discurso na tribuna do Senado. Ele lembrou que o governo já está analisando a redução da Cide, mas que é preciso entender que o "maior ônus" sobre os combustÃveis é o ICMS, um tributo estadual.
Jucá também defendeu a criação de uma "câmara de compensação" para comparar os preços do petróleo no mercado internacional e o da gasolina nos postos. "Não dá para aumento de combustÃvel ser uma surpresa a qualquer hora", disse. O lÃder do governo na Casa ponderou, contudo, que não defende concessão de nenhum tipo de subsÃdio por esse colegiado. "É possÃvel fazer compensação por crédito direto", sugeriu.
A lÃder do MDB no Senado, Simone Tebet (MS), elogiou a proposta de Jucá e Randolfe e, também em declaração no plenário da Casa, criticou o presidente da Petrobras, Pedro Parente. Ela disse que as declarações do executivo sobre a alta dos preços dos combustÃveis incomodaram muito a ela. "Um pouquinho mais de espÃrito de brasilidade", cobrou a emedebista.
Fonte: Estadão Conteúdo