05/04/2017 17h09
Não há pontos 'inegociáveis' na reforma da Previdência, diz Mansueto
O secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto de Almeida, disse nesta quarta-feira, 5, que, em respeito ao Congresso, não há pontos da reforma da Previdência que possam ser classificados como "inegociáveis". Ele, no entanto, citou a fixação da idade mÃnima de acesso à aposentadoria - 65 anos - como um dos pontos mais importantes da proposta de emenda constitucional encaminhada pelo Executivo ao Congresso.
"Se a reforma for diluÃda por questões polÃticas, em dois anos discutiremos de novo as regras de aposentadoria", comentou o secretário durante debate promovido em São Paulo pela revista Istoé Dinheiro. Apesar das dificuldades em passar a matéria no Congresso, o secretário disse confiar na aprovação da proposta ainda neste ano.
Ele assinalou que, sem a reforma, as crÃticas serão direcionadas ao governo pela necessidade de aumento de imposto.
Também presente no debate, o secretário da Previdência, Marcelo Caetano, comentou que reformar a Previdência é um trabalho complexo em qualquer lugar do mundo, porém necessário para preservar o beneficio previdenciário. "O intuito é manter a Previdência e para isso temos que fazer ajustes", afirmou Caetano, acrescentando que, na prática, a regra de idade mÃnima converge a aposentadoria no Brasil ao que é comum "mundo afora".
Fonte: Estadão Conteúdo