10/02/2022 11h50
Opep corta previsão para produção de petróleo no Brasil para 3,78 milhões de bpd
A Organização dos PaÃses Exportadores de Petróleo (Opep) cortou a previsão para a oferta brasileira da commodity este ano, de 3,82 milhões de barris por dia (bpd) para 3,78 milhões de bpd. O resultado representaria um crescimento de 180 mil bpd em relação a 2021, segundo relatório mensal divulgado nesta quinta-feira, 10.
O cartel explica que a produção deve ser impulsionada por dois novos projetos: Meto-1 (Guanabara), que estava previsto para começar em 2021, e Peregrino-Fase 2. Além disso, o FPSO Alimirante Barroso, em Búzios, iniciará as atividades em 2022.
Em dezembro e janeiro, houve queda de 35 mil bpd na produção de petróleo cru brasileira na comparação com o mesmo perÃodo do ano anterior, diz o documento.
Já em dezembro, a produção caiu 15 mil bpd ante novembro, a 2,84 milhões de bpd.
PIB
A Opep manteve inalterada a previsão para crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. No relatório mensal, divulgado nesta quinta-feira, o cartel prevê expansão de 1,5% em 2022, após alta estimada de 4,7% em 2021.
Segundo o documento, as incertezas no PaÃs seguem elevadas e tendem a fornecer pressão sobre a atividade, em meio à trajetória inflacionária ascendente, à s dúvidas sobre o quadro fiscal e aos desdobramentos relativos à pandemia.
A Opep acrescenta que a desaceleração da economia brasileira deve continuar no primeiro trimestre, com o impacto da inflação na retomada.
A expectativa é de que uma polÃtica monetária "altamente contracionista" e condições apertadas de créditos enfraqueçam a demanda doméstica, em um momento em que o apoio fiscal pode ser apenas marginalmente relaxado devido ao alto nÃvel da dÃvida. "Além disso, as incertezas polÃticas relacionada à s eleições de 2022 juntamente com os gargalos globais de oferta em curso, bem como uma nova onda de covid-19, são grandes incertezas que poderiam prejudicar as perspectivas para 2022", explica.
Fonte: Estadão Conteúdo