15/02/2021 18h34
Operação restrita do PIX começa dia 3 com horários reduzidos, diz BC
A fase de operação restrita do PIX - o serviço brasileiro de pagamentos instantâneos - começará a funcionar na próxima terça-feira, dia 3 de novembro, para um público seleto e em horários reduzidos. Conforme o Banco Central, o perÃodo será de preparação para o inÃcio da operação plena do PIX, marcado para 16 de novembro.
Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 29, técnicos do BC lembraram que o PIX permitirá pagamentos e transferências 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano. Isso valerá, no entanto, apenas a partir das 9 horas do dia 16 de novembro.
De 3 a 15 de novembro, ocorre a fase de operação restrita, na qual as instituições financeiras e de pagamentos, além do próprio BC, poderão colocar em funcionamento todos os sistemas. É uma espécie de prévia antes do funcionamento pleno.
O chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Carlos Eduardo Brandt, explicou que entre 3 e 8 de novembro as instituições poderão permitir que de 1% a 5% dos seus clientes comecem a operar o PIX.
Os clientes precisarão espelhar a base das instituições financeiras, considerando o perfil etário, o perfil geográfico e se é pessoa fÃsica ou jurÃdica, por exemplo. Os clientes selecionados já poderão, neste perÃodo, fazer transferências e pagamentos por meio do PIX.
Entre 9 e 15 de novembro, as instituições poderão elevar gradativamente o porcentual de clientes que podem fazer o PIX. Às 9 horas do dia 16, começa a fase plena do sistema e, a partir daÃ, todos os clientes cadastrados poderão operar o sistema.
A fase restrita também terá limitação de horários. De sábado a quarta-feira, será possÃvel fazer um PIX das 9 horas à s 22 horas. Às quintas-feiras, o horário será das 9 horas à s 24 horas e, à s sextas-feiras, de zero hora à s 22 horas. Na prática, com esta dinâmica será possÃvel realizar transferências ininterruptamente do inÃcio da quinta-feira ao fim da sexta-feira, o que dá margem maior para as instituições ajustarem seus sistemas.
A partir do dia 19, com a fase plena, será possÃvel fazer transferências e pagamentos a qualquer momento. "No dia 16, o sistema abre à s 9 horas e não fecha mais. Funciona continuamente", disse Brandt, do BC.
Cadastramento
Desde 5 de novembro, pessoas fÃsicas e empresas podem cadastrar as chaves em instituições financeiras ou de pagamentos para operar o PIX. A chave de usuário é um identificador de contas: o cliente pode cadastrar um número de celular, e-mail, CPF, CNPJ ou um EVP (uma sequência de 32 dÃgitos a ser solicitada no banco). Por meio dela, será possÃvel receber pagamentos e transferências. A chave é um "facilitador" para identificar o recebedor, mas não é indispensável para receber um PIX.
Conforme o BC, até a quarta-feira, 28, o cadastro de chaves havia atingido 55,8 milhões de usuários. Além disso, 762 instituições já foram aprovadas pelo BC e poderão oferecer o PIX a partir de 16 de novembro.
Fonte: Estadão Conteúdo