11/04/2018 08h50
Petróleo opera em alta com aumento de tensões no Oriente Médio
Os contratos futuros de petróleo operam em alta nesta quarta-feira, impulsionados pelo aumento das tensões no Oriente Médio e pelo alerta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à Rússia, dizendo que pretende atacar a SÃria.
Às 8h22, o barril do tipo Brent com vencimento em junho, negociado na Intercontinental Exchange (ICE), subia 0,89%, a US$ 71,67, enquanto o WTI para maio avançava 1,01%, a US$ 66,17, na New York Mercantile Exchange (Nymex).
"(A alta) se dá devido à s notÃcias do Oriente Médio", afirmou Eugen Weinberg, analista do Commerzbank, acrescentando que "a alta probabilidade" de um ataque militar pelo Ocidente levou os preços a subir.
Há pouco, Trump ameaçou, por meio de sua conta no Twitter, atacar a SÃria com mÃsseis e criticou a Rússia por ser aliada do regime de Bashar al-Assad, acusado nos últimos dias de responsabilidade em um ataque com armas quÃmicas contra civis sÃrios.
Ainda que a SÃria não seja um grande produtor de petróleo, um papel mais proativo dos EUA no Oriente Médio eleva a perspectiva de interrupções na oferta da região, disse Weinberg.
Investidores estão monitorando, ainda, a probabilidade dos EUA de voltar atrás no acordo nuclear de 2015 com o Irã e retomar sanções contra o paÃs em maio.
Entre indicadores, está agendada para as 11h30 a publicação dos estoques semanais de petróleo monitorados pelo Departamento de Energia (DoE) dos EUA. Ontem, o Instituto Americano de Petróleo (API, na sigla em inglês) estimou que houve avanço de 1,8 milhão de barris do óleo bruto estocados nos Estados Unidos na semana encerrada em 6 de abril. Fonte: Dow Jones Newswires.
Fonte: Estadão Conteúdo