24/07/2019 09h50
A um ano do início, Tóquio-2020 apresenta medalhas e começa contagem regressiva
A exatamente um ano do inÃcio dos Jogos OlÃmpicos de Tóquio-2020, no Japão, os organizadores realizaram nesta quarta-feira uma cerimônia, que contou com as presenças do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e do alemão Thomas Bach, presidente do Comitê OlÃmpico Internacional (COI), para apresentar as medalhas de ouro, prata e bronze que serão dadas aos atletas. Além disso, um relógio com a contagem regressiva de 366 dias foi acionado no centro da capital japonesa.
"Estamos muito satisfeitos com a preparação dos Jogos. E a emoção está aumentando... Vocês viram o interesse sem precedentes na venda de ingressos" disse o chefe da Comissão de Coordenação do COI, o britânico John Coates. Já foram comercializados 3,22 milhões de bilhetes só na primeira fase das vendas domésticas no mês passado. E mais de 200 mil pessoas no Japão e no exterior se candidataram para ser voluntárias nos Jogos.
Com relação à s medalhas, os organizadores destacaram o programa de reciclagem de lixos eletrônicos descartados pela população japonesa, que atingiu oito toneladas de material bruto. Tóquio planeja virar uma cidade sustentável modelo e usará as OlimpÃadas para inaugurar o crescimento econômico e as iniciativas ecológicas na capital do paÃs. Entre alguns dos objetivos é diminuir as emissões de gases de efeito estufa e o consumo de energia.
Concebidas pelo designer japonês Junichi Kawanishi, as medalhas foram escolhidas em julho do ano passado, depois de uma competição aberta para profissionais e estudantes de design. "Com seus anéis brilhantes, espero que as medalhas sejam vistas como um tributo aos esforços dos atletas, refletindo sua glória e simbolizando sua amizade", disse Kawanishi.
As medalhas de ouro são banhadas a prata pura com cerca de seis gramas de ouro. As de prata são prata pura, enquanto que as de bronze são feitas de uma forma resistente à corrosão contendo zinco. O lado da medalha com o sÃmbolo dos Jogos de Tóquio-2020 terá também o nome do evento para o qual é apresentado.
No evento desta quarta-feira, Thomas Bach disse que "nunca viu uma cidade tão bem preparada" como Tóquio. O presidente do COI destacou "o compromisso e a cooperação" das autoridades japonesas para 2020, e
estava confiante de que, graças a isso, o evento será "um sucesso para o Japão e também para toda a
comunidade olÃmpica".
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, expressou o seu desejo de que as OlimpÃadas sirvam para impulsionar a economia do paÃs e, em particular, a reconstrução e recuperação de áreas castigadas pelo terremoto e tsunami de 2011.
As OlimpÃadas de Tóquio serão realizadas entre os dias 24 de julho a 9 de agosto de 2020, enquanto que os
Jogos ParalÃmpicos acontecerão entre 25 de agosto e 6 de setembro.
Fonte: Estadão Conteúdo