24/09/2021 08h00
Bottas lidera dobradinha da Mercedes em treino livre na Rússia; Verstappen em 3º
Em uma prova que promete muita disputa entre os dois concorrentes ao tÃtulo - o holandês Max Verstappen e o inglês Lewis Hamilton -, um intruso apareceu na frente deles no primeiro treino livre para o GP da Rússia, a 15.ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. O finlandês Valtteri Bottas, companheiro do heptacampeão mundial na Mercedes, foi o mais rápido na primeira atividade de pista em Sochi com o tempo de 1min34s427 na melhor de suas 25 voltas.
Com pneus macios, Bottas liderou uma dobradinha da Mercedes, já que Hamilton ficou com a segunda colocação com 1min34s638. Verstappen, lÃder do campeonato com cinco pontos a mais que o inglês (226,5 contra 221,5), ficou perto do tempo do rival e fechou o Top 3 da sessão com a Red Bull a 0s227 (1min34s654) da marca registrada pelo finlandês.
Apesar da previsão de chuva forte para este sábado e domingo, a Fórmula 1 conseguiu realizar o primeiro treino livre para o GP da Rússia com pista seca. A categoria chega a Sochi cercada de mistérios envolvendo os protagonistas na luta pelo Mundial, com todos se perguntando se Hamilton e Verstappen aproveitarão as caracterÃsticas da pista, com longas retas que permitem ultrapassagens, para trocar suas unidades de potência e largar do fundo do grid.
Charles Leclerc mostrou logo no primeiro treino livre o quão bom parece ser a nova especificação de motor da Ferrari. O monegasco chegou a andar por boa parte da sessão em terceiro antes de ter sido superado por Verstappen. Mesmo assim, o quarto lugar na sessão pode ser considerado algo alentador para a escuderia italiana. Como também foi bastante positivo o quinto lugar do alemão Sebastian Vettel com a Aston Martin.
O francês Pierre Gasly, novamente com bom desempenho na AlphaTauri, se colocou em sexto, à frente da Ferrari do espanhol Carlos Sainz Jr.. O inglês Lando Norris, com a McLaren, foi o oitavo colocado, seguido pela Red Bull do mexicano Sergio Pérez e pela Alpine do espanhol Fernando Alonso. Grande vencedor do GP da Itália no último dia 12, o australiano Daniel Ricciardo posicionou a McLaren em 14.º lugar.
Já na parte final da sessão, as equipes dedicaram os minutos derradeiros à s habituais simulações em ritmo de corrida. Algo que, em termos de informação, pode valer praticamente nada em razão da mudança de tempo esperada para este sábado, com a previsão de muita chuva ao longo de todo o dia. Antes, ainda nesta sexta-feira, a partir das 9 horas (de BrasÃlia), acontece o segundo treino livre.
Fonte: Estadão Conteúdo