07/01/2022 22h30
COI dá prêmio Fair Play às skatistas brasileiras Dora Varella e Yndiara Asp
Rayssa Leal foi a grande destaque do skate feminino do Brasil nos Jogos OlÃmpicos de Tóquio ao conquistar a medalha de prata. Mas outras duas atletas brasileiras que estiveram na competição no Japão foram homenageadas nesta sexta-feira pelo Comitê OlÃmpico Internacional (COI). Dora Varella e Yndiara Asp receberam o prêmio Fair Play por "extraordinária demonstração de espÃrito esportivo durante os Jogos OlÃmpicos."
As duas atletas da seleção brasileira de skate se juntaram a Sakura Yosozumi e Kokona Hiraki, do Japão, Sky Brown, do Reino Unido, Poppy Olsen, da Austrália, e Bryce Wettstein, dos Estados Unidos, também lembradas e premiadas pelo COI.
O motivo da premiação foi o ato de empatia e solidariedade demonstrado com a jovem japonesa Misugu Okamoto, de 15 anos, que perdeu a medalha olÃmpica após uma queda na última tentativa. A skatista foi levantada nos ombros pelas colegas, em uma das cenas mais marcantes da OlimpÃada.
Foi uma "extraordinária demonstração de espÃrito esportivo durante os Jogos OlÃmpicos", afirmou o COI ao optar pelo prêmio à s skatistas que apreciavam a decisão da modalidade street.
O Comitê ficou bastante satisfeito e feliz com o espÃrito esportivo entre as atletas na estreia do skate em Jogos OlÃmpicos. O clima de solidariedade e a amizade entre as competidoras chamou atenção da entidade, que optou por premiar as sete atletas.
O prêmio foi entregue pelo International Fair Play Committee (IFPC), órgão criado pelo COI em 1963 e que, a partir dos Jogos de 2008, em Pequim, passou a distribuir a honraria a participantes dos eventos.
Fonte: Estadão Conteúdo