19/02/2021 15h10
COI exige que russos compitam com a sigla do Comitê Olímpico Russo em Tóquio
Com o nome da Rússia banido nas próximos dois Jogos OlÃmpicos, por causa dos inúmeros casos de doping, suas equipes e atletas vão participar das competições com a sigla "ROC", (Comitê OlÃmpico Russo). A informação foi dada, nesta sexta-feira, pelo Comitê OlÃmpico Internacional (COI).
Uma decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) em dezembro baniu o nome do time da Rússia,
bandeira e hino nacional dos Jogos OlÃmpicos de Tóquio este ano e o de inverno de 2022, em Pequim.
A bandeira da equipe russa em Tóquio e Pequim será o sÃmbolo da ROC - uma chama olÃmpica com listras brancas, azuis e vermelhas da bandeira nacional acima dos cinco anéis olÃmpicos.
Uma peça musical para substituir o hino russo nas cerimônias de medalha de ouro ainda está sendo estudada. "O Comitê OlÃmpico Russo apresentará uma proposta musical para ser tocada em todas as cerimônias", revelou o COI.
Na disputa dos Jogos OlÃmpicos de Inverno em Pyeongchang, na Coreia do Sul, em 2018, os competidores russos foram chamados como "atleta olÃmpico da Rússia".
Outra punição imposta aos esportistas russos foi aplicada pela Federação Internacional de Atletismo, que exige que os russos compitam como Atletas Neutros Autorizados (ANA) em campeonatos mundiais.
Nos campeonatos mundiais de esportes de inverno este ano, os russos competiram sob
nomes como Federação Russa de Esqui (RSF) ou Federação Russa Luge (RLF).
Fonte: Estadão Conteúdo