08/02/2016 14h09
Rio-2016 minimiza chance de americanos ficarem fora dos Jogos por temor ao zika
A informação de que o Comitê OlÃmpico dos Estados Unidos (USOC, na sigla em inglês) teria liberado atletas para que escolham por conta própria se querem viajar ao Rio de Janeiro para a OlimpÃada não preocupa o Comitê Rio-2016, organizador dos Jogos.
Os americanos temem a contaminação dos atletas pelo vÃrus zika, por isso foi comunicado à s federações e comitês esportivos do paÃs que a vinda ao Rio é uma escolha de cada atleta, de acordo com informações da agência de notÃcias Reuters.
No Brasil, a informação foi recebida com tranquilidade. A avaliação é que o evento acontecerá no mês de agosto, durante o inverno, perÃodo de pouca proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
"Com todo esforço sendo feito no Brasil, tenho certeza que o zika não vai ser um problema. A delegação dos Estados Unidos vai ser completa, porque ninguém vai deixar de vir à s OlimpÃadas por causa de uma doença que acontece no verão. Ainda estamos em fevereiro, no carnaval. Tem muita coisa para acontecer ainda. Os Estados Unidos vão liberar os atletas", disse o diretor de Comunicação do Comitê Rio 2016, Mário Andrada.
A Prefeitura do Rio não se posicionou sobre o assunto, disse apenas que todas as informações e posicionamentos são de responsabilidade do Comitê Rio 2016, organizador dos jogos.
Fonte: Estadão Conteúdo