13/04/2015 14h20
Alckmin promete Linha 6-Laranja do Metrô completa até 2020
O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou nesta segunda-feira, 13, que a nova Linha 6-Laranja, do Metrô, será totalmente entregue até 2020.
Com a escavação de um poço de ventilação na Avenida Otaviano Alves de Lima - pista local da Marginal do Tietê, sentido Rodovia Castelo Branco -, na Freguesia do Ó, zona norte da capital paulista, Alckmin deu inÃcio simbólico à s obras.
Serão 15 estações em um total de 15,3 quilômetros da chamada "linha das universidades", já que atenderá regiões como a da PontifÃcia Universidade Católica (PUC), do Mackenzie e da Universidade Paulista (Unip).
A obra será realizada no formato de Parceria Público-Privada (PPP) e, segundo Alckmin, trata-se de uma das maiores obras do PaÃs atualmente, no valor de R$ 9,6 bilhões.
Ainda de acordo com Alckmin, cerca de 70% das áreas das estações já foram desapropriadas, processo que deve ser concluÃdo no primeiro semestre de 2016. O setor privado será responsável pela execução, operação e manutenção do serviço.
Haverá quatro conexões com a atual malha do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM): com as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante, da CPTM, na Estação Ãgua Branca; com a Linha 4-Amarela, do Metrô, na futura Estação Higienópolis-Mackenzie; e com a Linha 1-azul, do Metrô, na Estação São Joaquim.
As estações da Linha 6 serão: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Ãgua Branca, Sesc Pompeia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, Angélica/Pacaembu, Higienópolis/Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim.
O secretário dos Transportes, Clodoaldo Pelissioni, afirmou que o fato de um só consórcio ser responsável pela obra toda evitará atrasos. "A vantagem é que o consórcio assume toda a obra e todos os sistemas. Quando nós vamos fazer linha de metrô como a 5, temos de 40 a 50 contratos, e às vezes alguma empresa falha, nós temos que rescindir, fazer o contrato novamente", disse.
Fonte: Estadão Conteúdo