03/07/2015 18h35
Após um ano, bebê Sofia deixa hospital em Miami
Um ano depois de ter sido levada para os Estados Unidos para um transplante de intestino com autorização da Justiça, a menina Sofia Gonçalves de Lacerda, de um ano e meio, deixou o hospital Jackson Memorial, em Miami, na noite de quinta-feira, 02. Os pais alugaram uma casa para manter a criança próxima da equipe médica pelos próximos dois anos, quando ela deve estar totalmente recuperada e pronta para voltar ao Brasil. A famÃlia mora em Votorantim, região de Sorocaba.
Sofia é portadora da SÃndrome de Berdon, doença rara que impede o funcionamento do aparelho digestivo. No dia 10 de abril, ela foi operada pela equipe dirigida pelo médico brasileiro Rodrigo Vianna e teve substituÃdos estômago, fÃgado, pâncreas, intestino delgado e intestino grosso. O tratamento, ao custo de R$ 2,4 milhões foi bancado pelo governo brasileiro por determinação judicial. Hospitais brasileiros não realizavam esse tipo de cirurgia em bebês.
Através de campanhas em redes sociais, a famÃlia arrecadou outros R$ 2 milhões que estão sendo usados para manter Sofia e os pais nos Estados Unidos até sua recuperação total. PatrÃcia Lacerda, mãe da menina, relatou a emocionante despedida de Sofia da equipe médica. "Deu tudo certo e já podemos ir para casa", comemorou. Em sua nova casa, Sofia vai receber a visita de enfermeiros para coleta de exames e será medicada pelos próprios pais. A volta para o Brasil não tem data definida.
Fonte: Estadão Conteúdo