16/05/2018 19h00
Bala deflagrada é achada em frente a colégio onde bebê foi baleado
Um projétil deflagrado foi encontrado na tarde desta quarta-feira, 16, na calçada em frente ao Colégio São Vicente de Paulo, no Cosme Velho, na zona sul do Rio, onde a PolÃcia Civil realizou, no inÃcio da tarde, uma reprodução simulada (reconstituição) para tentar determinar de onde veio a bala que atingiu no ombro CaÃque Carvalho, de apenas seis meses de idade.
O bebê foi ferido no colo da mãe no inÃcio da noite da última segunda-feira, quando estava no pátio da instituição, esperando o irmão do menino, que estava em uma aula de futebol. Submetido a cirurgia, o bebê se recupera bem, segundo médicos.
A bala deflagrada foi achada por um fotógrafo que tentava registrar a reconstituição, à qual os jornalistas não tiveram acesso. Pouco depois da simulação, que durou cerca de 1 hora e 20 minutos, um policial retornou para recolher o projétil. Não é possÃvel dizer, ainda, se tem a munição usada tem relação com o ferimento sofrido por CaÃque. A PolÃcia não divulgou oficialmente nenhuma informação, nem comentou o achado.
A mãe da criança, Tatiana Rosenthal, participou da reconstituição. Os agentes utilizaram um boneco de pano para simular o bebê. Os agentes, que chegaram e saÃram em três viaturas (uma delas descaracterizada), não falaram com os jornalistas. As aulas no colégio transcorreram normalmente.
CaÃque Carvalho foi operado em um hospital na região da Lagoa para a retirada do projétil. A bala extraÃda foi encaminhada para a perÃcia, que poderá determinar o calibre e até mesmo a distância aproximada do disparo. O Colégio São Vicente de Paulo fica a cerca de um quilômetro da Favela do Cerro Corá, mas segundo a PolÃcia Militar informou ainda na noite do incidente, não houve registro de tiroteios na região naquele dia.
O estado de saúde de CaÃque é considerado bom pela equipe médica. Ele movimenta normalmente pernas e braços. Após se recuperar da cirurgia na UTI, ele deverá ir para um quarto.
Fonte: Estadão Conteúdo