08/01/2022 15h00
Brasil pode chegar a 1 milhão de casos diários de Covid em 15 dias, diz estudo
O Brasil pode chegar a 1 milhão de casos diários de covid-19 ainda em janeiro com o avanço da variante Ômicron pelo PaÃs. Projeções feitas pela Universidade de Washington indicam que a marca será atingida no dia 23, com pico em meados de fevereiro, quando terÃamos uma média de 1,3 milhão de diagnósticos da doença por dia.
As estimativas da instituição de ensino norte-americana consideram que o número de casos no PaÃs é muito superior ao registrado pelas estatÃsticas oficiais e deve mais que dobrar nos próximos dias. Nesta sexta-feira, 7, por exemplo, 468 mil pessoas se infectaram com a covid-19, quantidade sete vezes maior que os 63.292 novos diagnóstico que constam em boletim do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Especialistas apontam que os dados oficiais não refletem o real cenário epidemiológico atual, já que o PaÃs testa pouco - há subnotificação de casos - e vive um apagão de dados sobre a doença.
O ritmo de crescimento projetado para as mortes, porém, é muito inferior. Os cálculos indicam que o paÃs pode chegar a 313 óbitos diários por Covid em duas semanas, 12% a mais do que as 279 mortes estimadas para esta sexta. Ainda assim, os números continuam maiores do que os registrados oficialmente - foram 148 óbitos nas últimas 24h, segundo o consórcio de veÃculos de imprensa.
Fonte: Estadão Conteúdo