07/05/2015 14h50
Brasil lidera em número de homicídios, mostra ferramenta virtual
O Brasil é lÃder mundial em números absolutos de homicÃdios e ocupa o 11º lugar do ranking considerando o Ãndice de assassinatos a cada 100 mil habitantes. Com 56.337 homicÃdios ocorridos em 2012, o paÃs registrou 29 mortes violentas a cada 100 mil habitantes, número quase cinco vezes maior do que o Ãndice mundial (6,2). As estatÃsticas fazem parte do Observatório de HomicÃdios, plataforma de visualização de dados online lançada nesta quinta-feira, 7, pelo Instituto Igarapé, organização sem fins lucrativos com sede no Rio de Janeiro.
Por meio de um globo tridimensional, o site reúne informações de 215 paÃses e territórios, entre os anos de 2000 e 2012. Honduras (85,5), Venezuela (53,7), Ilhas Virgens Americanas (52,6), Belize (44,7) e Jamaica (40,6) lideram o ranking global com os maiores Ãndices de homicÃdios para cada 100 mil habitantes. Em números absolutos de assassinatos, atrás do Brasil aparecem Ãndia (43.355), Nigéria (33.817), México (25.967) e República Democrática do Congo (18.586).
Para 39 paÃses da América Latina e do Caribe, a ferramenta também exibe dados discriminados para cada estado e para cidades com mais de 250 mil habitantes. Entre as 50 cidades com maiores Ãndices de homicÃdios na região, 22 estão no Brasil, incluindo capitais como Maceió (AL), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Salvador (BA).
"Temos cidades que alcançaram nÃveis estapafúrdios, com taxas de homicÃdios superiores à s registradas em zonas de conflito. É sinal de que há algo errado e que algo precisa ser feito", disse Renata Giannini, pesquisadora do Igarapé e coordenadora do projeto.
No Brasil, a cidade que lidera o ranking de homicÃdios é Ananindeua, a 19 quilômetros de Belém, no Pará, com 125,6 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Em segundo lugar aparece Maceió (AL) com Ãndice de homicÃdios de 89,9, seguida por Serra (ES) com 89,4, Camaçari (BA) com 81,8 e Fortaleza (CE) com 76,8. O Rio de Janeiro ficou na 71ª posição e São Paulo na 88ª.
Alagoas é o estado com maior Ãndice de homicÃdios, com 64 assassinatos a cada 100 mil habitantes, enquanto Santa Catarina tem o menor Ãndice (12,8).
Embora tenha apenas 8% da população mundial, a América Latina e o Caribe concentram 33% do número de homicÃdios globais. Para cada cinco pessoas assassinadas no mundo, uma era brasileira, colombiana, mexicana ou venezuelana. "Há uma curva ascendente nos homicÃdios na América Latina, enquanto no restante do mundo os números vêm caindo. De fato passamos por uma epidemia de violência global", afirmou Renata.
Os números, no entanto, não consideram mortes diretamente relacionadas com operações militares, conflitos armados ou guerras, seguindo o critério adotado pelo Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (UNODC).
Para os paÃses em que há dados disponÃveis, o Observatório de HomicÃdios também informa estatÃsticas sobre o gênero e idade das vÃtimas, além da arma utilizada no assassinato. No Brasil, aproximadamente 92% das vÃtimas eram homens e 54% tinham entre 15 e 29 anos, sendo o homicÃdio a principal causa de mortes entre pessoas nessa faixa etária. Em todo o mundo, foram registrados 437 mil homicÃdios em 2012, sendo 78,7% das vÃtimas homens.
Em nota, a secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, afirmou que "ações como essa ajudam os governos na sensibilização sobre o tema e na formulação de polÃticas públicas. A redução de homicÃdios é prioridade para a União, especialmente nas ações de segurança pública".
Fundado em 2008, o Instituto Igarapé atua nas áreas de segurança, polÃtica sobre drogas e cooperação internacional. A principal fonte de dados utilizada no desenvolvimento do Observatório de HomicÃdios foi o Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (UNODC), além dos governos e organizações não governamentais locais.
O Observatório de HomicÃdios pode ser acessado pelo seguinte link:
http://homicide.igarape.org.br/index.htm
Fonte: Estadão Conteúdo