02/12/2014 20h05
Cadeirante se arrasta para embarcar em avião da Gol
A executiva Katya Hemelrijk da Silva, 38, que é cadeirante, precisou se arrastar pela escada de uma aeronave da empresa Gol à s 5 horas desta segunda-feira, dia 1º, no voo que a levaria de Foz do Iguaçu (PR) para São Paulo. O incidente aconteceu porque, seguindo a companhia, o equipamento utilizado pela companhia para transportar as pessoas com necessidades especiais não estava disponÃvel naquela hora.
Katya postou sua situação constrangedora no Facebook. "Já conversei com a Cia Aérea Gol e disse não tenho a mÃnima intenção em processar ou fazer nenhum tipo de sensacionalismo com a situação. Minha intenção é aproveitar o ocorrido para tentar ajudá-los a se estruturar melhor, frente à s adversidades que podem aparecer em qualquer momento (mesmo porque estamos prestes a receber uma ParaolimpÃada)", escreveu.
"Processar a Gol, seria apenas mais um processo para uma empresa desse porte. O que eu quero é que as pessoas tenham uma consciência e conhecimento maior sobre como lidar com pessoas com necessidades especiais, seja ela qual for. É bem mais simples do que muitos imaginam", completou Katya em sua página pessoal.
A empresa se manifestou por meio de uma nota oficial e lamentou o ocorrido. "A Gol Linhas Aéreas Inteligentes esclarece que o Stair Trac - equipamento utilizado para levar clientes com deficiência fÃsica até o interior de aeronaves - da base de Foz de Iguaçu não estava disponÃvel para uso na manhã de ontem, dia 1, e por isso não pôde ser utilizado durante o embarque do voo 1076.
A companhia tentou com as demais empresas conseguir o equipamento, o que também não foi possÃvel, e ofereceu outras alternativas para a cliente, que optou por seguir sem a ajuda dos colaboradores da companhia", informa.
No portal da Companhia, no entanto, ela se compromete a dar todo o apoio necessário à s pessoas com deficiência fÃsica. "A Gol oferece cadeiras de rodas para que os clientes com deficiência fÃsica ou com alguma dificuldade de locomoção tenham uma viagem mais fácil e prazerosa. Caso seja necessário, é possÃvel solicitar assistência especial de nossos atendentes", informa o portal.
Consultada, a Infraero informou que o embarque e o desembarque de passageiros são da responsabilidade de cada companhia aérea.
Fonte: Estadão Conteúdo