13/02/2017 09h00
Capixabas se confinam dentro de casa
Depois de uma semana de confinamento, o dentista Leonardo Rodrigues e a mulher, a advogada Alessandra Amorim, ambos de 35 anos, comeram "fora". Abriram a porta do apartamento, a vizinha da frente também; e no corredor que divide os dois imóveis, os adultos jantaram uma macarronada, enquanto os filhos brincavam.
O motim na PolÃcia Militar que levou o caos ao EspÃrito Santo na semana passada fez a população capixaba conviver com a sensação de medo. Enquanto criminosos tomavam as ruas e os números de homicÃdios, assaltos e saques dispararam, o isolamento e o improviso foram as únicas opções.
Rodrigues chegou a cogitar comprar uma arma de fogo. "Nosso prédio não tem porteiro ou vigia. Se promovessem um arrastão no edifÃcio, como eu defenderia minha famÃlia?", questionou. Ele foi demovido da ideia pela mulher. "Tenho receio de ter arma em casa por causa do nosso filho", comentou Alessandra, fazendo referência a Lucas, de 2 anos.
A famÃlia passou a semana toda trancada em casa. Rodrigues cancelou todos os procedimentos do consultório e calcula ter tido um prejuÃzo de R$ 4 mil. Alessandra trabalhou de casa.
A consultora de vendas LetÃcia Ruschi, de 44 anos, não quis saber de sair do condomÃnio durante toda a semana. "Eu sempre fui muito precavida e apesar de nossa região ser segura, evito sair à noite", disse. "Quando começou essa onda de violência, não quis nem deixar as crianças descerem ao playground."
Mãe de Gustavo, 10, e Carolina, 4, LetÃcia encontrou uma "solução" na terça-feira. "As mães do condomÃnio passaram a se comunicar por meio de um grupo no Whatsapp e descer até o pátio juntas", disse. O único da famÃlia a deixar o condomÃnio foi o marido de LetÃcia, Fábio Ruschi, de 50 anos. Consultor de comunicação, ele teve reuniões diárias na empresa onde atua. Aproveitava as saÃdas para ir ao supermercado. "A presença do Exército nas ruas talvez tenha sido a imagem mais impactante que vi na vida." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Estadão Conteúdo