13/11/2014 17h50
Cinco são presos por suspeita de tráfico no RJ
Cinco homens foram presos na manhã desta quinta-feira por suspeita de tráfico de drogas dentro do Bairro Carioca, em Triagem, na zona norte do Rio, construÃdo com recursos federais por meio do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e inaugurado em 2012 pela presidente Dilma Rousseff (PT). Em sua edição de hoje, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que traficantes haviam tomado controle do projeto modelo de polÃtica habitacional da Prefeitura do Rio, onde moram cerca de 9 mil pessoas.
O condomÃnio foi construÃdo para ex-moradores de áreas de risco ou removidos de suas casas por obras da prefeitura. Os traficantes, segundo a PolÃcia Civil, ocupavam quatro apartamentos que, além de ponto de venda, serviam para armazenamento das drogas. Sem mobÃlia, só colchões. Nos apartamentos, com os cinco suspeitos, a polÃcia apreendeu 3 mil "pinos" (uma forma de embalagem) de cocaÃna, 3 mil "sacolés" de maconha, 280 pedras de crack e outros 20 mil pinos vazios, que seriam usados para armazenar droga. "Pela localização do condomÃnio, com metrô e trem na porta, os viciados tinham facilidade para comprar as drogas e isso virou um atrativo para os traficantes", disse o delegado Delmir Gouvea, da 21ª DP (Bonsucesso), responsável pela investigação. Com os presos, de idades entre 20 e 29 anos, foram apreendidas duas pistolas (uma delas de uso exclusivo das polÃcias).
Como revelou o jornal, traficantes já não se importavam de ostentar armas pelas ruas do Bairro Carioca. "Não temos tranquilidade nenhuma mais. As crianças não podem brincar", contou uma moradora. A investigação durou um mês. O delegado informou que tenta agora identificar outros integrantes da quadrilha, ligada ao Comando Vermelho, a principal facção criminosa do Rio e que domina também as comunidades do entorno - o Bairro Carioca fica numa das regiões mais violentas da cidade, próximo à s favelas de Manguinhos, Jacarezinho e a chamada "Faixa de Gaza". Nas paredes do condomÃnio, espalham-se pichações com as siglas "CV".
Como os imóveis são entregues pela Prefeitura, o delegado quer saber se os traficantes teriam expulsado moradores para ocupar os quatro apartamentos. Na semana passada, procurado pela reportagem, a PolÃcia Militar havia informado por meio de nota que o comandante do Batalhão da área (3º BPM, do Méier), tenente-coronel Renê Alonso, "desconhecia a denúncia de que traficantes circulam no local". Após a operação da PolÃcia Civil de hoje, entretanto, a PM informou que "tem atuado continuamente no combate ao tráfico de drogas na região", que esta semana "duas pessoas foram presas" no Bairro Carioca e, desde janeiro, outros 16 suspeitos foram detidos no conjunto habitacional.
Fonte: Estadão Conteúdo