30/04/2021 12h00
Covid: Brasil é o 2º país do mundo em mortes por milhão em plataforma da Oxford
O Brasil é o segundo paÃs do mundo com população acima de 20 milhões de habitantes com mais mortes por covid-19 por milhão, o chamado coeficiente de mortalidade ou simplesmente mortalidade. A marca foi atingida nesta quinta-feira, 29, quando o PaÃs chegou a 1.887 mortes, superando o Reino Unido (1.881). A Itália, primeiro paÃs a sofrer com a pandemia causada pelo novo coronavÃrus, continua como lÃder do ranking, com 1.996 óbitos por milhão de habitantes. Os Estados Unidos são o quarto colocado (1.730).
Os dados estão presentes nas plataformas Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford (Reino Unido), e Worldometer, que também reúne informações sobre o avanço da pandemia. Dados consideram paÃses com populações superiores a 20 milhões de habitantes, pois pequenas populações, como as de Gibraltar e San Marino geram distorções estatÃsticas.
O cálculo por milhão de habitantes se soma a outros indicadores que demonstram os efeitos dramáticos da pandemia no PaÃs. Também nesta quinta-feira, o Brasil ultrapassou a marca de 400 mil mortos por covid-19. O PaÃs registrou 3.074 mortes nas últimas 24 horas, segundo dados reunidos pelo consórcio de veÃculos de imprensa. Com isso, chegou ao total de 401.417 vÃtimas.
O patamar de mortes continua alto - a média móvel diária ficou em 2.523 - e o aumento da mobilidade eleva o risco de as cidades brasileiras observarem uma terceira onda da doença antes que seja atingido um Ãndice significativo de vacinação. Em números absolutos, os Estados Unidos ainda lideram as estatÃsticas, com mais de 570 mil mortes por covid-19.
Wallace Casaca, matemático e professor da Unesp, explica que o cálculo por milhão de habitantes possibilita comparar paÃses com populações de diferentes tamanhos e, por isso, tornou-se uma das principais métricas epidemiológicas do mundo. "Ele pondera pelo número de óbitos que ocorreram nos paÃses para cada grupo fechado de um milhão de habitantes", diz o especialista, que é um dos responsáveis pela plataforma SP Covid-19 Info Tracker, que projeta infecções, óbitos e recuperados por covid-19 em São Paulo.
De acordo com projeções do especialista, que consideraram a velocidade do avanço da pandemia nos paÃses atualmente, o Brasil deverá superar a Itália e se tornar o paÃs com maior mortalidade por covid-19 no mundo dentro de aproximadamente 14 dias.
Fonte: Estadão Conteúdo