23:29hs
Terça Feira, 18 de Novembro de 2025

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1955
Geral - Noticias
11/04/2016 17h37

Defesa Civil participa de curso promovido pela ONU para atuação em emergências

Preparação reforça Programa Minas Mais Resiliente, que leva capacitação aos municípios para o enfrentamento de desastres

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais se qualifica para atuação em emergências e desastres de acordo com procedimentos e normais internacionais. Para isso, participou de um programa de treinamento oferecido pela Organização das Nações Unidas e pelo Ministério da Defesa.
O curso Shared foi ministrado pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários – Ocha (sigla em inglês), em parceria com o Ministério da Defesa, por meio do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).
O programa atende à demanda dos centros regionais de treinamento para missões de paz. O 1º tenente BM, Rafael de Figueiredo Barbosa, chefe do Núcleo de Projetos da Asplan do Gabinete Militar do Governador e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, participante do curso, ressalta a importância desta qualificação em nível internacional.
“O treinamento é destinado à coordenação estratégica para resposta e assistência humanitária empregada pela ONU em emergências e desastres e tem como foco a interação entre diversas agências civis e militares”, diz o militar. “Tratar da resposta aos eventos adversos traz um grande aprendizado da necessidade de preparação para fazer frente à esses casos.”
Nesse enfoque de ações pré-desastres, o Estado de Minas Gerais conta com a estratégia prevista no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2016-2019, no qual o Gabinete Militar do Governador, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, passou a adotar um plano de enfrentamento aos desastres.
O plano está alinhado ao Programa Minas Mais Resiliente (MMR) que, por sua vez, atende ao contexto das Políticas Transnacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) e desdobra Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, em âmbito de Minas Gerais. A meta do MMR é aumentar a resiliência dos municípios mineiros aos desastres.
Durante o treinamento, os alunos foram submetidos a exercícios que abordaram questões sobre ambiente seguro, como obter ajuda humanitária, projetos de impacto rápido, proteção de civis, melhores práticas e lições aprendidas. Participaram do curso 31 pessoas, entre militares e civis do Brasil, Portugal, Chile, Paraguai, Equador e Colômbia. A cerimônia de entrega de certificados foi realizada na quinta-feira 31/3.

Fonte: Agência Minas

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br