29/04/2016 07h33
Dengue já é epidêmica em 12 Estados e no DF
Pelo menos 12 Estados e o Distrito Federal já atingiram nÃveis epidêmicos de dengue neste ano, segundo o mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. A alta de infectados nessas unidades da federação fez o PaÃs também entrar em situação de epidemia, quando o Ãndice de incidência da doença ultrapassa 300 casos por 100 mil habitantes.
Considerando dados de 1º de janeiro a 2 de abril, os últimos disponÃveis, já são 802,4 mil registros de dengue no PaÃs, 13% a mais do que no mesmo perÃodo do ano passado, quando 705,2 mil pessoas ficaram doentes. Com o volume de casos, o PaÃs chegou ao Ãndice de 392,5 casos por 100 mil habitantes.
A epidemia se instaurou com duas semanas de antecedência em comparação com o ano passado. Hoje, a taxa de incidência da doença ultrapassou esse nÃvel na 13ª semana epidemiológica. Em 2015, isso havia ocorrido na 15ª semana.
Entre os Estados, o que tem a situação mais preocupante é Minas, que já acumula 278 mil registros e Ãndice de 1.332 casos por 100 mil habitantes. Só em Belo Horizonte, já foram notificadas 79,7 mil infecções, o que coloca a capital mineira como a cidade com a maior taxa de incidência da doença entre os municÃpios brasileiros com mais de 1 milhão de habitantes.
Em seguida na lista de Estados com epidemia de dengue aparece o Rio Grande do Norte, com 857 casos por 100 mil habitantes.
Fazem parte também da lista de unidades da federação com surto da doença Acre, Rondônia e Tocantins, na Região Norte; ParaÃba e Pernambuco, no Nordeste; EspÃrito Santo, no Sudeste; Paraná, no Sul; e todas as unidades da federação do Centro-Oeste: Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Entre todos os Estados brasileiros, o que tem a menor taxa de incidência da doença é o Rio Grande do Sul, com 2.436 casos e Ãndice de 21,7 registros por 100 mil habitantes.
Risco
São Paulo está a poucos casos de entrar em situação de surto. Já são 126,4 mil registros e taxa de incidência de 284,9 casos por 100 mil pessoas. O número, no entanto, é muito inferior ao registrado no ano passado, quando o Estado viveu a pior epidemia de dengue da sua história. No mesmo perÃodo de 2015, São Paulo já tinha 433 mil notificações da doença e Ãndice de 977 casos por 100 mil habitantes.
Apesar da alta de registros de dengue neste ano no PaÃs, o número de pessoas que desenvolveram a forma grave da doença é menor do que o de 2015. Nas 13 primeiras semanas deste ano, foram 244 casos do tipo, ante 731 no mesmo perÃodo do ano passado. O número de mortes também caiu, de 427 para 140.
O maior número de óbitos de 2016 foi registrado em Minas, com 40 vÃtimas, seguido por São Paulo (28), Paraná (25) e Mato Grosso do Sul (11). No total, 18 Estados registraram mortes pela doença: dois no Norte, seis no Nordeste, quatro no Sudeste, dois no Sul e quatro no Centro-Oeste.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Estadão Conteúdo