28/09/2015 12h03
Engavetamento provocou o fechamento de todas as pistas da faixa central
Todas as pistas da faixa central da Avenida Brasil estão fechadas após um engavetamento com doze veÃculos que deixou pelo menos 27 pessoas feridas, próximo à Parada de Lucas, na zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira, 28. O acidente aconteceu na pista central da via, no sentido centro.
O Corpo de Bombeiros informou que sete pessoas feridas foram levadas para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, zona norte. São elas: Luciana B. Monteiro, de 32 anos; Valéria A. do Carmo, de 23; Thales P. Lacerda, de 23; Suzana S. Ferreira, de 33; Josimere de Jesus G. dos Santos, de 31; Guilherme H. Pereira, de 54; e Leandro R. Aguiar, de 35.
Outras vinte pessoas foram atendidas na pista e liberadas em seguida. O estado de saúde dos pacientes hospitalizados ainda não foi informado pela Secretaria de Saúde.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) criou desvios para tentar aliviar o trânsito. Nove automóveis, duas vans e um ônibus se envolveram no acidente. Um dos carros se chocou com o ônibus e ficou destruÃdo. Seus ocupantes foram retirados das ferragens pelos bombeiros, em um trabalho demorado, tamanho o estrago do veÃculo.
Outro carro bateu na mureta de concreto que divide as pistas da via, que leva trabalhadores que vêm da Baixada Fluminense e da zona oeste para trabalhar no centro da capital.
Segundo os bombeiros, o chamado foi feito às 6h32. O engavetamento foi no sentido centro, em um trecho bastante movimentado da Avenida Brasil, na altura de Parada de Lucas, perto do Trevo das Margaridas. O trânsito ficou interditado, o que provocou quilômetros de engarrafamento.
Testemunhas do acidente disseram que o ônibus da linha 2310 (Bangu-Candelária) parecia estar sem controle e bateu nos outros veÃculos. O trânsito estava engarrafado e os carros seguiam e paravam em vários trechos. O caso está sendo registrado na 38ª Delegacia de PolÃcia (Brás de Pina). Os veÃculos acidentados já foram retirados do local, mas o trânsito ainda seguia congestionado à s 10h40.
A SuperVia reforçou a operação de trens nos ramais Japeri e Gramacho, por orientação da Secretaria de Estado de Transportes. A recomendação é de que as pessoas que seguem para o centro deem preferência ao trem para evitar o trânsito engarrafado na Avenida Brasil.
Fonte: Estadão Conteúdo