28/07/2021 15h50
Expectativa de neve e recorde de frio lota hotéis na Serra de Santa Catarina
A previsão de frio intenso e com chance de neve para a serra catarinense nesta quarta-feira, 28, fez a procura por hospedagem disparar. O fenômeno meteorológico no Sul do PaÃs deve fazer os termômetros ficarem entre 0 e 5° C em todo o Estado na madrugada de quarta e durante a quinta-feira, podendo chegar até -8º C nos topos da região, segundo informou a Epagri/Ciram, órgão meteorológico de Santa Catarina.
Na rede hoteleira convencional, não há mais vaga em pelo menos sete cidades onde as chances de neve são maiores: Bocaina, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici e Urupema. No entanto, nas vagas alternativas, através dos aplicativos de hospedagem, é possÃvel que o turista ainda encontre algumas opções.
"O pico da nossa temporada ocorre, historicamente, nas duas últimas semanas de julho. Somando isso à s previsões de neve, os quartos disponÃveis na cidade rapidamente lotaram", afirma Henrique Folster Martins, presidente da Associação Empresarial de Urubici, cidade com a melhor estrutura hoteleira da serra.
Para dar conta da demanda, Martins informa que muitos moradores da cidade estão alugando as próprias casas para receber os turistas. "Todo esse movimento, incluindo a rede hoteleira e gastronômica da cidade gira algo em torno de R$ 4 milhões na economia local", emenda Martins.
Diferente da primeira frente fria deste ano que registrou neve, no final de junho, a onda de frio que se aproxima coincide com o perÃodo de férias escolares e de parte do funcionalismo público.
Urubici, cidade com maior oferta de leitos, tem cerca de 2 mil vagas; em São Joaquim são cerca de 800.
O médico Cesar Augusto Silveira Nunes, natural de Pelotas, no Rio Grande do Sul, viajou pela primeira vez com a famÃlia para a serra catarinense na expectativa de ver a neve. "Queremos curtir a cidade, as atrações, as vinÃcolas e torcer para que a neve chegue", disse ao Estadão. Ele informou que fez a reserva com antecedência e que aproveitou as férias dos filhos para conhecer a região de Santa Catarina.
Neve reflete em municÃpios vizinhos
Com a alta procura pelo frio, os turistas estão buscando hospedagens em cidades onde as chances de neve são menores, como em Lages, que fica a 80 quilômetros de São Joaquim. Na região rural do municÃpio, a ocupação já atingiu 100%, enquanto a do o centro já está em 80%.
A busca pelos picos mais altos para ver a neve também reacende anualmente a disputa sadia entre as cidades para definir qual é a mais fria do Brasil.
Tradicionalmente, a praça central de São Joaquim, que está a 1.500 metros de altitude, é a mais lembrada devido à facilidade de acesso do público e pela estrutura oferecida pelo municÃpio. No entanto, nos picos mais altos, como no Morro da Igreja, que está a mais de 1.800 metros de altitude entre Urubici e Bom Jardim da Serra, ou no Campo do Padre, a 1.744 metros em Bom Retiro, o frio e a neve podem ser ainda mais intensos.
"Essa é uma questão bastante relativa, porque depende muito de onde estão instaladas as estações meteorológicas, e elas muitas vezes servem para atender a agricultura e pecuária. No Campo do Padre, onde temos basicamente um habitante, o frio é tão intenso que não dá para parar", explica a turismóloga Ana Vieira, assessora de turismo da Associação dos MunicÃpios da Região Serrana (Amures).
Aos turistas que desejam viajar para a serra catarinense, Ana Vieira faz um alerta: "Sugiro sempre que busquem as secretarias de turismo, muitas delas têm plantão para atender as pessoas que chegam nas cidades. E sugiro que venham sempre com reserva, se não tem na cidade que quer, busque na cidade mais próxima. E com muito agasalho e aditivo anticongelante para o radiador do carro. Um carro sem funcionar em local frio pode causar hipotermia e o turista não precisa passar por essa experiência negativa". / COLABOROU MYCCHEL LEGNAGHI
Fonte: Estadão Conteúdo