06/01/2017 15h57
Fortes chuvas causam alagamentos em 80% do município de Rolante (RS)
Pelos menos 300 famÃlias foram atingidas pelas enchentes no municÃpio de Rolante, no Vale do Paranhana (RS), localizado a cerca de 120 km de Porto Alegre. As informações são do comandante do Corpo de Bombeiro de Rolante, Deoclides da Silva. "Estimamos que 80% da cidade foi atingida pelas cheias. Entre os bairros mais crÃticos estão Alto Rolante, no interior do municÃpio, e Mascarada", disse.
Com as fortes chuvas, no final da noite desta quinta-feira, 5, um açude de uma propriedade particular da região transbordou e as fortes correntezas destruÃram parte do asfalto da ERS-239, entre as cidades de Rolante e Riozinho. A rodovia teve de ser interditada.
Técnicos da Defesa Civil, bombeiros e voluntários trabalharam durante toda a madrugada e manhã desta sexta na remoção das vÃtimas das enchentes e também na limpeza das ruas e calçadas.
Dados da Defesa Civil apontam que choveu cerca de 130 milÃmetros em apenas uma hora e meia. A média histórica de chuva para o mês de janeiro em Rolante é de 180 milÃmetros. No total, bombeiros de ao menos dez cidades gaúchas foram acionados para ajudar no resgate das vÃtimas.
Os Bombeiros Voluntários de Rolante pedem para quem tiver interesse de ajudar com doações os desabrigados que entrem em contato pelo site www.bombeirosrolante.com.br.
Fonte: Estadão Conteúdo