27/06/2022 08h30
Grupo dos 40 anos passa a receber 4ª dose em SP
O Estado de São Paulo começa a aplicar nesta segunda-feira, 27, a quarta dose da vacina contra a covid-19 em pessoas a partir de 40 anos. Segundo a Secretaria de Saúde, há 5 milhões de pessoas dessa faixa etária aptas a receber o imunizante, após pelo menos quatro meses da aplicação anterior. A expectativa é de que a segunda dose de reforço tenha ainda menos reações.
"A cidade de São Paulo tem ampliado, gradativamente, a imunização para novos grupos a fim de reforçar a cobertura vacinal. O avanço resulta na redução de internações por quadros graves da doença e por isso é fundamental", afirmou o secretário da Saúde, Luiz Carlos Zamarco. Outras imunizações, como a da gripe, também continuam a ser feitas.
Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), destacou ao Estadão que doses subsequentes, na maioria das vezes, "são menos reatogênicas". "Você já foi apresentado à quele antÃgeno", explica. Ela afirma que para algumas vacinas, à s vezes, pode ocorrer uma reação local mais intensa após o reforço. A médica explica que isso acontece porque, para que tenhamos uma resposta imunológica, a vacina gera uma reação inflamatória. Logo, a dor no braço ou de cabeça, por exemplo, é a reação e está relacionada à resposta do sistema imunológico ao imunizante.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Estadão Conteúdo