14/09/2015 17h36
Isenção de rodízio vai beneficiar 387 carros elétricos e híbridos em SP
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), assinou na tarde desta segunda-feira, 14, decreto que isenta veÃculos elétricos e hÃbridos de rodÃzio na capital. A medida vai beneficiar somente 387 automóveis, entre hÃbridos e elétricos, movidos a hidrogênio. No mês passado, a Prefeitura já havia autorizado para os dois tipos de veÃculo um desconto de 50% no Imposto Sobre a Propriedade de VeÃculos Automotores (IPVA).
Segundo Haddad, com o carro livre de rodÃzio e da quota parte do IPVA, a expectativa é que os motoristas se sintam estimulados a comprar veÃculos menos poluentes. "Se for mais caro do que o carro convencional, o IPVA vai compensar", disse o prefeito em evento na sede da administração municipal.
Ao todo, na capital, há 1274 veÃculos hÃbridos e elétricos, entre carros, ônibus, motonetas, motocicletas, entre outros. Desses, 387 são automóveis. No Estado, são 2.214 veÃculos do tipo - desses, 723 carros.
Hoje, de acordo com o final da placa e o dia da semana, os veÃculos não podem circular nos horários de pico: das 7h à s 10h e das 17h à s 20h. Para Haddad, o rodÃzio perdeu eficiência ao longo dos anos com a compra do segundo e do terceiro carro por parte das famÃlias paulistanas.
"Estamos estimulando a aquisição do carro elétrico, que ainda é caro, mas estamos começando uma polÃtica de incentivo, liberando a quota parte do ipva e liberando do rodÃzio", afirmou.
Os resultados da medida, pioneira no PaÃs, são projetados pela Prefeitura a médio e longo prazo. Haddad disse que a expectativa é que a isenção do rodÃzio atraia a produção nacional de carros elétricos e hÃbridos para São Paulo.
Inspeção
No evento, Haddad divulgou números da frota no perÃodo entre o inÃcio da inspeção veicular, em 2009, e a mudança nos critérios do texto, em 2013. Em outras ocasiões, o prefeito chegou a afirmar que vai esperar que o Governo do Estado crie a inspeção veicular. O projeto está parado na Assembleia Legislativa há seis anos.
O levantamento aponta que a frota da cidade continua crescendo, porém em ritmo mais lento se comparada com o total dos outros municÃpios do Estado. Na capital, em 2009, o aumento da frota foi de 5,4% em comparação com o ano anterior. Em 2013, o crescimento foi de 3,1%. Na visão de Haddad, a queda na aquisição de novos veÃculos causou prejuÃzos à arrecadação do IPVA e ao meio ambiente. "Ficamos com a fumaça, mas perdemos o IPVA", disse.
O prefeito cobrou que a inspeção seja adotada no estado para evitar que a frota migre de uma cidade para outra a fim de escapar do rodÃzio. "Como é que em uma região metropolitana, que tem 39 municÃpios, uma vai fazer e os outros não?", questionou Haddad.
Fonte: Estadão Conteúdo