
Por Kelvin Rodrigo
Bisneto da princesa Isabel, Dom Luiz, herdeiro da família imperial brasileira, morreu no ultimo dia 15 de julho, aos 84 anos, em São Paulo. Segundo a Casa Imperial, o herdeiro dos Orleans e Bragança teve poliomielite durante a infância e, recentemente, foi diagnosticado com Alzheimer. As duas doenças teriam levado a um quadro de fraqueza muscular.
“Cumprimos o doloroso dever de comunicar o falecimento de Sua Alteza Imperial e Real o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, que, hoje, dia 15 de julho de 2022, na cidade de São Paulo, aos 84 anos de idade, confortado com os Sacramentos da Santa Igreja e a Bênção Apostólica, Deus Nosso Senhor teve por bem chamar a Si”, diz comunicado da secretaria imperial.
Dom Luiz nasceu no exílio, em 6 de junho de 1938, em Mandelieu-la-Napoule, na França. Após o falecimento de seu pai, a 5 de julho de 1981, sucedeu-o na Chefia da Casa Imperial, como legítimo sucessor dinástico, os imperadores Dom Pedro I, Dom Pedro II e a princesa Isabel.
Dom Luiz cursou Ciências Políticas e Sociais na Universidade de Paris (França), Química e Física na Universidade de Munique (Alemanha). Formado engenheiro químico, retornou ao Brasil em 1967 e manteve fiel as tradições de sua família e esperançoso em restabelecer o regime monarquista parlamentar na famosa terra de Santa Cruz, o Brasil.
A Marinha do Brasil, Exército e Força Aérea brasileira prestou homenagem no sepultamento de Dom Luis, no Cemitério da Consolação-SP. Houve salva de tiros e continência ao herdeiro do trono brasileiro.
O Presidente da República Jair Bolsonaro, decretou luto oficial de 01 dia em todo território nacional.
Diversos meios de comunicação noticiaram em horário nobre o falecimento do Príncipe. De acordo com simpatizantes da causa monarquista, foi visto com susto e honra a noticia dada em diversas mídias de rádio e televisão do Grupo Globo, CNN, RecordTV, BandTV, SBT etc.

Se fossemos uma monarquia, o Império do Brasil teria enterrado o seu 5º imperador.
Grandes países ainda preservam este regime politico por ser o mais democrático, bem diferente de um regime absoluto que se retrata em filmes medievais. O parlamentarismo monárquico é o atual estilo de governo da famosa Grã-Bretanha na Inglaterra, Canadá, Dinamarca, Espanha, Noruega, Suécia, Bélgica e outros 35 países que preservam muito mais que politica, mas continuidade com foco no progresso da nação e manutenção da mesma.
Em 2022, ano do bicentenário da independência, a família imperial tem um papel representativo de seus antepassados que libertaram o Brasil das amarras politicas de Portugal e deram o primeiro passo para que este país se tornasse soberano, independente e forte.
Com a morte de dom Luiz, seu sucessor é seu irmão, o príncipe dom Bertrand de Orleans e Bragança, que já é muito conhecido por diversas participações em programas de radio e televisão, além de ser atuante nas ruas, em reuniões, palestras e manifestações de cunho politico-monarquista.
