01/05/2017 15h30
Índios gamelas são atacados por pistoleiros em município maranhense
Um grupo de Ãndios gamelas, do municÃpio maranhense de Viana, a 214 quilômetros de São LuÃs (MA), foi atacado na tarde de domingo por pistoleiros ligados a invasores de terras e fazendeiros. De 13 feridos, três foram levados para um hospital da capital. O Conselho Missionário Indigenista (CIMI) informou que o gamela Aldeli Ribeiro levou dois tiros na coluna e teve as mãos decepadas. Um irmão dele, José Ribeiro, foi atingido com um projétil no peito. Inaldo Cerejo, uma liderança indÃgena atuante no Estado, foi baleado no rosto e nas costas. Até a tarde de ontem, o estado dos Ãndios internados era grave.
Em nota, o CIMI destacou que dezenas de gamelas deixavam uma área reivindicada pela etnia no povoado de Bahias, interior de Viana, quando foram surpreendidos pelo bando armado. O ataque ocorreu entre 16h30 e 17 horas. Nesse momento, ainda segundo o CIMI, uma patrulha da PolÃcia Militar estava no local, mas não interveio. As lideranças indÃgenas cobram uma investigação para descobrir a autoria do atentado. Elas também exigem do governo do Estado e da Fundação Nacional do Ãndio (Funai) proteção para as famÃlias gamelas que moram em aldeias no municÃpio.
O governo do Maranhão disse em comunicado que as polÃcias Civil e Militar atuaram conjuntamente para inibir os "conflitos". "Ao chegar ao local, os policiais agiram para dissipar o confronto entre os fazendeiros e os Ãndios gamela, que resultou na lesão de cinco pessoas (três fazendeiros e dois indÃgenas), todas socorridas pelos militares e encaminhadas para unidades de Saúde de Viana e Matinha", ressaltou. A nota não informa o nome dos supostos fazendeiros feridos. A Funai e o Ministério da Justiça não se pronunciaram sobre o atentado contra os gamelas.
Cerca de 700 famÃlias gamelas vivem numa área de apenas 530 hectares próxima ao povoado de Bahias. Há três anos, lideranças da etnia iniciaram um processo para retomar áreas ocupadas ilegalmente por fazendeiros nos anos 1980. A PolÃcia Civil de Viana registra pelo menos dois outros ataques aos gamelas. Em 2015, pistoleiros atiraram num acampamento montado pelos Ãndios. No ano passado, em outro ataque, três homens com coletes à prova de balas invadiram o território dos gamelas e atiraram para intimidar.
Fonte: Estadão Conteúdo