30/01/2015 13h10
ONS prevê continuidade de chuvas fracas na região Sudeste
O cenário de baixo volume de chuvas apurado em janeiro deve se repetir em fevereiro, de acordo com a primeira previsão do Operador Nacional do Sistema (ONS) para o próximo mês. A região Sudeste/Centro-Oeste, responsável por 70% da capacidade de armazenagem de água conversÃvel em energia do PaÃs, deve registrar chuvas equivalentes a 52% da média de longo termo (MLT) para o mês. Com isso, o nÃvel dos reservatórios, hoje em 16,82%, deve subir para 19,7%, ainda distante do patamar considerado mÃnimo (de 35%) para que o PaÃs tenha condições de superar o perÃodo seco.
Diante da falta de chuvas e da necessidade de melhor gerenciamento das operações das hidrelétricas, de forma a limitar a queda do nÃvel dos reservatórios, o custo de geração não para de crescer. Nesta sexta-feira, 30, o ONS divulgou que o custo marginal de operação (CMO) para a região SE/CO na semana de 31 de janeiro a 6 de fevereiro ficará em R$ 1.916,92/MWh, uma expansão de 32,6% em relação à semana passada.
O valor supera o primeiro patamar de déficit estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que é de R$ 1.420,34/MWh. Com o custo da energia a esse patamar, o consumo de energia deveria ser reduzido em 5%.
Sem qualquer iniciativa de restrição do consumo, a previsão do ONS para fevereiro é de que a carga caia 0,7%, na comparação com o mesmo perÃodo do ano passado, chegando a 69.386 MW médios. O resultado é explicado por uma previsão de queda de 1,2% na carga no subsistema Sudeste/Centro-Oeste.
A previsão de chuvas para as demais regiões do PaÃs é igualmente negativa, com exceção do Sul. As chuvas no Nordeste devem ser equivalentes a 18% da média de fevereiro. Com isso, o nÃvel dos reservatórios deve cair dos 16,63% da capacidade dessa quinta-feira, 29, para 14,9% no dia 28 de fevereiro. No caso da região Norte, as chuvas são de 76% da MLT e o nÃvel dos reservatórios deve chegar a 51,2% no final do mês. Na quinta este patamar era de 35,22%.
A região Sul deve continuar a apresentar volume de chuvas acima da média. Para fevereiro, a previsão é de chuvas equivalentes a 126% da MLT. Com isso, o nÃvel dos reservatórios terminará o mês com 50,5% da capacidade. Nessa quinta ele estava em 60,95%.
Fonte: Estadão Conteúdo