22/09/2018 14h41
Operação Nepsis Mira contrabandistas de cigarro e policiais corruptos
A PolÃcia Federal deflagrou na manhã deste sábado, 22, a operação Nepsis. Em parceria com o PolÃcia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal do Brasil (RFB) e apoio logÃstico do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), a ação tem como alvo uma organização criminosa de grande porte especializada no contrabando de cigarros.
Estimativa da PF mostra que somente em 2017 os envolvidos tenham sido responsáveis pelo encaminhamento de ao menos 1.200 carretas carregadas com cigarros contrabandeados às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Além disso, a investigação mira a corrupção policial que facilitava esses crimes no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Alagoas. Por causa do combate à corrupção nas polÃcias, as diligências são acompanhadas pelas Corregedorias das PolÃcias Civil e Militar.
De acordo com a PF, o grupo criminoso formou um verdadeiro consórcio de grandes contrabandistas, com a criação de uma sofisticada rede de escoamento de cigarros contrabandeados do Paraguai pela fronteira do Mato Grosso do Sul.
"Essa rede estava estruturava em um sistema logÃstico de caracterÃsticas empresariais, com a participação de centenas de pessoas exercendo funções de gerentes, batedores, olheiros e motoristas e, ainda, a corrupção de policiais cooptados para participar do estratagema criminoso", explicou em nota a PF.
Fonte: Estadão Conteúdo