30/06/2015 21h00
Pacientes renais do DF entram com pedido para garantir diálise
Associação de pacientes renais e transplantados do Distrito Federal ingressou nesta segunda-feira, 29, na Defensoria Pública da União com um pedido para garantir a continuidade do tratamento de diálise na região. A entidade teme que clÃnicas que prestam serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS) interrompam suas atividades. Parte das clÃnicas não recebeu do Distrito Federal a remuneração por procedimentos realizados no ano passado.
A secretaria de Saúde do DF reconhece que não quitou parte das diálises realizadas em 2014, mas garante que não haverá interrupção de atendimento. A dÃvida com seis clÃnicas totaliza R$ 2,47 milhões. De acordo com a pasta, o valor já está disponÃvel e se enquadra no cronograma de dÃvidas do governo.
O pedido protocolado nesta terça-feira foi feito pela União Brasiliense de Renais e Transplantados (UBRET), com o apoio da Aliança Brasileira de Apoio à Saúde Renal (Abrasrenal).
As clÃnicas deveriam receber R$ 179 por sessão realizada de hemodiálise. "A verba foi repassada pelo governo federal, mas mesmo assim, as clÃnicas não receberam", afirmou o presidente da Abrasrenal, Gilson Nascimento. De acordo com ele, umas das clÃnicas já teria feito uma notificação extrajudicial à Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
"Nosso receio é a de que as clÃnicas interrompam os serviços. A capacidade do atendimento na região está esgotada. Se vagas forem fechadas não haverá forma de se fazer uma adaptação. Pacientes ficarão sem tratamento", disse Nascimento.
Fonte: Estadão Conteúdo