
Neste domingo dia 12 de abril estão marcadas manifestações em protesto ao governo pelo país inteiro. Pensando nisso, a Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, realizou uma pesquisa durante os dias 7, 8 e 9 de abril nas ruas e via web para entender como os brasileiros estão engajados e seus motivos para participarem das passeatas por todo o Brasil. A amostra foi de 719 pessoas em cinco capitais brasileiras: São Paulo, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte.
72% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter conhecimento das manifestações que ocorrerão em diversas cidades brasileiras com o objetivo de reivindicar por um país melhor. Destes, 51% responderam que talvez não compareçam no domingo para as manifestações, e os principais motivos são:
“Notamos que Apenas 10% não concordam com o movimento, o que demonstra realmente que o brasileiro procura mudanças no governo, mesmo que cada um tenha suas convicções e motivos, menos de 1% acredita que não existe corrupção no atual governo.” Explica Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa. “O brasileiro pode não saber o que fazer, mas está ciente que o problema existe e que algo precisa mudar.” diz Ligia.
Motivos a favor do movimento
“O problema atual do país vai além de uma ou outra figura pública, quando 80% concordam que deseja o PT, fora do governo constatamos que as mudanças são mais profundas que uma troca de ministros ou acusação individual de algum político” diz Ligia Mello.
Ao analisar os motivos que movem o brasileiro, Hibou observou que a falta de parceria, de entendimento do governo e as dúvidas quanto à credibilidade das urnas eletrônicas são maiores percentuais, seguidos do desejo de ver o PT fora do governo:
Brasileiro está indignado com a Corrupção
91% dos brasileiros entrevistados acreditam que a Saúde é o setor mais prejudicado pela corrupção seguido de: educação com 85%, segurança 77%, transportes 71%, preço dos alimentos 71%, saneamento básico 70%, preço do combustível 68%, moradia popular 68% e condições nos portos e estradas 67%. “Consideramos que com esses percentuais, nota-se que brasileiro está acompanhando que muito do que não é realizado em diversas áreas com seu dinheiro de impostos está sendo desviado de alguma maneira para outro fim e mantém prioridades como saúde e educação sucateados.” explica Ligia.
Para os entrevistados, quando perguntados sobre quais ações reduziriam a corrupção, 76% responderam que se deve colocar e manter na cadeia os corruptos. Já 73% disseram que tem que deixar a Policia Federal investigar toda e qualquer pessoa independente do cargo que ocupe. Além disso, 69% responderam que a corrupção deveria se tornar um crime hediondo, 63 % que deveria confiscar todos os bens do corrupto. Quase a metade dos entrevistados, 47% afirmaram que talvez resolvesse a corrupção, se todos os brasileiros atrasassem os pagar os impostos por 3 meses.
Últimas Eleições
Questionamos sobre a votação nas últimas eleições. Foi perguntado aos entrevistados em quem eles votaram no 2º turno:
Ao cruzar o voto realizado na candidata Dilma com o motivador “impeachment da Dilma”, a Hibou constatou que 34% dos eleitores dela pensam que tirá-la do cargo pode ser o caminho para melhorar o país:
Faixa etária/ Renda
Faixa etária predominante entre 26 e 45 anos:
Renda familiar predominante entre 1.500 e 4.000 reais:
SOBRE A HIBOU:
A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa de mercado e monitoramento. Da palavra francesa “coruja”, a Hibou traz o significado do olhar além dos 180°. A empresa tem como principal diferencial a inserção dos resultados das pesquisas dentro do dia a dia do consumidor, propondo muito além do resultado objetivo, sugestões de desdobramentos e abordagens. Navi Carnes, DryCLean USA, Sequoia Desenvolvimento Imobiliário, CP+B, Gafisa e o grupo argentino de seguros Sancor, são alguns dos clientes da Hibou, que oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; profundidade; de campo; duble de cliente; deskresearch; datamining; e monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região e de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.
Fonte: Desiree Hamuche