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11/04/2015 08h53

Pesquisa revela perfil dos participantes das Manifestações deste domingo

Neste domingo dia 12 de abril estão marcadas manifestações em protesto ao governo pelo país inteiro.  Pensando nisso, a Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, realizou uma pesquisa durante os dias 7, 8 e 9 de abril nas ruas e via web para entender como os brasileiros estão engajados e seus motivos para participarem das passeatas por todo o Brasil.  A amostra foi de 719 pessoas em cinco capitais brasileiras: São Paulo, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte.

 

72% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter conhecimento das manifestações que ocorrerão em diversas cidades brasileiras com o objetivo de reivindicar por um país melhor. Destes, 51% responderam que talvez não compareçam no domingo para as manifestações, e os principais motivos são:

 

  • 36% só não querem ir, mas concordam com quem vai
  • 29,2% não gostam de multidões
  • 26,4% estarão trabalhando no dia
  • 17,7% outros motivos pessoais
  • 15,4 % consideram longe demais os locais marcados para as passeatas
  • 10,4% não concordam com os motivos da manifestação

 

 

“Notamos que Apenas 10% não concordam com o movimento, o que demonstra realmente que o brasileiro procura mudanças no governo, mesmo que cada um tenha suas convicções e motivos, menos de 1% acredita que não existe corrupção no atual governo.” Explica Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa. “O brasileiro pode não saber o que fazer, mas está ciente que o problema existe e que algo precisa mudar.” diz Ligia.

 

Motivos a favor do movimento

 

 “O problema atual do país vai além de uma ou outra figura pública, quando 80% concordam que deseja o PT, fora do governo constatamos que as mudanças são mais profundas que uma troca de ministros ou acusação individual de algum político” diz Ligia Mello.

 

Ao analisar os motivos que movem o brasileiro,  Hibou observou  que a falta de parceria, de entendimento do governo e as dúvidas quanto à credibilidade das urnas eletrônicas são maiores percentuais, seguidos do desejo de ver o PT fora do governo:

  • 80% se manifestarão porque afirmaram que o governo ainda não entendeu o que a população deseja
  • 51% se manifestarão porque querem impedir que o ministro Dias Toffoli seja um dos juízes da operação lava jato
  • 42% pela fixação do número de ministérios
  • 53% pela transparência nos dados sobre os empréstimos  do BNDES
  • 70% pela Auditoria das urnas da eleição passada
  • 76% pela Auditoria pública das urnas eletrônicas  para as próximas eleições
  • 40% pelo Impeachment da Dilma
  • 60% pelo PT fora do Governo

 

Brasileiro está indignado com a Corrupção

 

91% dos brasileiros entrevistados acreditam que a Saúde é o setor mais prejudicado pela corrupção seguido de: educação com 85%, segurança 77%, transportes 71%,  preço dos alimentos 71%, saneamento básico 70%, preço do combustível 68%, moradia popular 68% e condições nos portos e estradas 67%. “Consideramos que com esses percentuais, nota-se que brasileiro está acompanhando que muito do que não é realizado em diversas áreas com seu dinheiro de impostos está sendo desviado de alguma maneira para outro fim e mantém prioridades como saúde e educação sucateados.” explica Ligia.

 

Para os entrevistados, quando perguntados sobre quais ações reduziriam a corrupção, 76% responderam que se deve colocar e manter na cadeia os corruptos. Já 73% disseram que tem que deixar a Policia Federal investigar toda e qualquer pessoa independente do cargo que ocupe. Além disso, 69% responderam que a corrupção deveria se tornar um crime hediondo, 63 % que deveria confiscar todos os bens do corrupto. Quase a metade dos entrevistados, 47% afirmaram que talvez resolvesse a  corrupção, se todos os brasileiros atrasassem os pagar os impostos por 3 meses.

 

Últimas Eleições

 

Questionamos sobre a votação nas últimas eleições. Foi perguntado aos entrevistados  em quem eles votaram no 2º turno:

  • 32% votaram no Aécio
  • 30% votaram na Dilma
  • 20% votaram nulo/branco
  • 10% não justificaram

 

Ao cruzar o voto realizado na candidata Dilma com o motivador “impeachment da Dilma”, a Hibou constatou que 34% dos eleitores dela pensam que tirá-la do cargo pode ser o caminho para melhorar o país:

 

  • 21% concordam totalmente
  • 13% concordam parcialmente
  • 43% preferem não opinar
  • 11% não concordam nem discordam
  • 7% discordam totalmente

 

Faixa etária/ Renda

 

Faixa etária predominante entre 26 e 45 anos:

  • 30% de 36 a 45 anos
  • 32% de 26 a 35 anos
  • 12% de 19 a 25 anos
  • 17% de 46 a 55 anos
  • 6% de  56 a 65 anos

Renda familiar predominante entre 1.500 e 4.000 reais:

  • 45% entre 1.500 e 4.000 reais
  • 29% entre 4 mil e 7 mil reais
  • 15% até 1.500 reais
  • 7% entre 7 mil e 10 mil reais
  • 4% acima de 10 mil reais

 

SOBRE A HIBOU:

A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa de mercado e monitoramento. Da palavra francesa “coruja”, a Hibou traz o significado do olhar além dos 180°. A empresa tem como principal diferencial a inserção dos resultados das pesquisas dentro do dia a dia do consumidor, propondo muito além do resultado objetivo, sugestões de desdobramentos e abordagens. Navi Carnes, DryCLean USA, Sequoia Desenvolvimento Imobiliário, CP+B,  Gafisa e o grupo argentino de seguros Sancor, são alguns dos clientes da Hibou, que oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; profundidade; de campo; duble de cliente; deskresearch; datamining; e monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região e de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.

Fonte: Desiree Hamuche 

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